Fabricante de Piracicaba foi a única a registrar queda na comparação dos janeiros e fevereiros
São Paulo – Das dez primeiras colocadas no ranking brasileiro de automóveis e comerciais leves a única a apresentar desempenho negativo no primeiro bimestre, comparado com igual período do ano passado, foi a Hyundai. As vendas da empresa com sede em Piracicaba, SP, caíram 17% no período, em um mercado que cresceu 8,6%.
Com isto a empresa perdeu 2 pontos de participação de mercado e ficou distante da Toyota, mas manteve a quinta posição.
Segundo a Hyundai, em nota, a razão da queda foi o plano adotado no fim do ano: para atender à forte demanda de dezembro virou o ano com o estoque de fábrica zerado: “Novas unidades só começaram a ser faturadas para a rede de concessionárias após o retorno do período regular de férias coletivas, em 13 de janeiro. O volume de vendas de janeiro foi, então, bastante impactado quando comparado com o mesmo mês de 2024, quando havia estoque na fábrica para atender às concessionárias desde o início do ano”.
O período de férias foi semelhante, segundo a empresa: dezoito dias em 2024 e dezenove dias em 2023. As entregas serão regularizadas em março, de acordo com a nota enviada à reportagem.
A Chevrolet, terceira colocada no ranking, também iniciou o ano em queda mas fechou o primeiro bimestre com nível de vendas semelhante ao de 2024. Volkswagen, Toyota, Renault e Nissan também cresceram abaixo da média do mercado e fecharam o período com perda de participação.
A liderança continua com a Fiat, que viu suas vendas crescerem 10%. Honda, com vendas 48,3% maiores, e BYD, alta de 56,1%, foram destaques – a chinesa herdou a nona posição da Nissan.