São Paulo – As vendas de automóveis e comerciais leves no mercado do Peru somaram 30,4 mil unidades até fevereiro, incremento de 8,2% na comparação com iguais meses do ano passado, de acordo com dados divulgados pela AAP, associação que representa o setor automotivo local.
Em fevereiro as vendas chegaram a 13,8 mil unidades, queda de 1,1% com relação ao mesmo mês de 2024 e de 16,9% na comparação com janeiro.
O crescimento no ano foi puxado por alguns fatores como aumento da confiança do consumidor, principalmente nas faixas maiores de renda, retomada dos investimentos privados e um ambiente melhor de negócios no geral, segundo a AAP.
A Toyota liderou com folga o ranking por marca com 6,6 mil unidades comercializadas, a Kia ficou na segunda posição com 2,8 mil acompanhada de perto pela Hyundai, 2,7 mil.
As vendas de veículos pesados somaram 3,6 mil unidades, volume 20,7% maior do que o registrado no primeiro bimestre de 2024. Em fevereiro o segmento somou 1,6 mil unidades comercializadas, crescimento de 10,7% sobre o mesmo mês do ano passado e queda de 15,8% com relação a janeiro.
Eleições na AAP
Kasrten Kunckel Saamer, atual presidente da AAP, foi reeleito para o período 2025-2027, após eleição que contou com a participação de representantes das empresas que são associadas à entidade. Durante os próximos dois anos o principal foco de trabalho do executivo será a renovação de frota do país, tema que já foi trabalhado nos últimos anos.