Preço do seu primeiro SUV off road de luxo fica abaixo da concorrência, com recursos inéditos como um assistente de manobra em curvas bem fechadas
Brotas, SP – A GWM terá agenda bastante agitada em 2025: ficou para o terceiro trimestre o início da produção nacional em Iracemápolis, SP. Um pouco antes chega o Wey 07, SUV da grife de luxo do grupo e muito em breve, segundo os executivos, a picape Poer.
Mas a primeira novidade dessa ofensiva da única marca chinesa com capital 100% privado a atuar no Brasil começa a ser vendido na sexta-feira, 4: o SUV Tank 300, modelo que combina propulsão híbrida plug-in com sofisticação e luxo para os ocupantes e uma série de tecnologias que oferecem robustez e uma condução off road considerada impressionante.
“Queremos chegar com força no universo do agro no Brasil”, contou Diego Fernandes, COO da GWM no Brasil. “O Tank 300 é o primeiro grande produto que temos a oferecer e, com a chegada da picape Poer muito em breve, teremos um posicionamento ainda mais forte nesse segmento.”
O preço de lançamento do Tank 300, R$ 333 mil até 30 abril, demonstra que a GWM quer se posicionar de forma competitiva neste segmento premium. Considerando todos os modelos com alguma similaridade – já que nenhum SUV off road de luxo ainda possui powertrain híbrido plug in – não há ninguém com preços nessa faixa. Toyota, Mitsubishi, Land Rover e Audi são algumas das marcas com produtos importados nessa categoria. Até mesmo o Jeep Commander nacional, com uma proposta um pouco diferenciada das características do Tank 300, na sua versão top de linha custa mais caro.
“No programa de pré-venda tivemos mais de 250 unidades encomendadas e agora esperamos um volume considerável com este preço promocional de lançamento. A partir de 1º de maio definiremos nova estratégia de preços para o Tank 300.”
Off road raiz
O GWM Tank 300 é produzido numa plataforma exclusiva denominada Hi4T que permite a utilização de um motor elétrico e um 2.0 turbo que, combinados a câmbio de nove marchas, oferecem 394 cv e 750 Nm de torque. O powertrain híbrido tem uma bateria de 37,1 kWh que leva a condução somente no modo elétrico a até 75 km de autonomia no padrão Inmetro.
O motor elétrico tem a seu lado, o motor a combustão e a entrada da transmissão de nove marchas. Nesta configuração os dois motores enviam todo o torque gerado diretamente para o câmbio, que o distribui mecanicamente aos eixos dianteiro e traseiro.
Obviamente toda a capacidade off road está disponível a um botão de distância das mãos do condutor: o sistema de tração 4×4 conta com opções de 2H, 4H e 4L ou reduzida, além de bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro, traseiro e central, dentre outras possibilidades de ajustes de acordo com o terreno.
Com essa combinação de bloqueios de engates foi possível realizar manobras em diversos terrenos durante as primeiras impressões em circuito controlado e até desatolar um Tank 300 com três rodas sem nenhuma aderência.
Uma das novidades desse chinês off road é sua capacidade de alimentar rapidamente sua bateria. Quando conectado a um carregador de corrente direta, DC, ele aceita até 50 kW de potência, permitindo que sua bateria seja carregada de 30% a 80% em apenas 24 minutos, segundo a GWM. Que informa que o Tank é único no mercado brasileiro nesta categoria com esta capacidade de recarga rápida. Alguns poucos modelos com preço acima de R$ 600 mil oferecem essa tecnologia, além do próprio GWM Haval H6 plug-in.
Além disso o GWM Tank 300 conta com o sistema Vehicle to Load, ou V2L, que fornece a sua energia para outros dispositivos. Esse sistema oferece potência máxima de uso de 3,3 mil W, permitindo que uma máquina de café e uma pequena geladeira possam funcionar utilizando a bateria de alta voltagem de 37,1 kWh do SUV. O V2L pode fornecer energia por até oito horas e meia, aproximadamente, segundo a GWM.
Outro recurso exclusivo e bem interessante é o chamado Tank Steering ou assistente de manobra em curva fechada. Acionando o sistema no console central um veículo do tamanho do Tank 300, com 4m76, passa a ter um raio de giro até 20% menor. Isto permite que o veículo faça retorno de 180 graus num espaço muito menor.
Suas características off road raiz são demonstradas pelos impressionantes 700 milímetros de profundidade máxima de travessia de água, 32° de ângulo de entrada, 33° de ângulo de saída, 222 milímetros de vão livre do solo, 440 kg de capacidade de carga, 750 kg de capacidade de reboque sem freio e 2,5 mil kg de reboque com freio.
Off road de luxo
O Tank 300 possui dimensões generosas, com 4m76 de comprimento, 1m93 de largura, 1m90 de altura com distância entre-eixos de 2m75. Estas características permitem um ótimo espaço para os passageiros da segunda fileira, motorista, e seu acompanhante na frente.
O acabamento interno é sofisticado e de bom gosto para um público exigente tanto na China quanto no Ocidente. Painéis de portas com acabamento de toque suave e refinado, volante de couro com aquecimento e bancos também com funções de aquecimento e de massagem, são recursos de estilo, conforto e conveniência bem interessantes para um modelo com proposta off road.
Outro destaque do Tank 300 é seu baixíssimo nível de ruído para um veículo 4×4. Segundo a GWM seu sistema eletrônico de cancelamento de ruído analisa o som que vem do motor e depois reproduz ondas sonoras opostas para reduzir o nível de ruído. O para-brisa e as janelas dianteiras trazem uma dupla camada de vidro acústico separada por material fonoabsorvente.
O Tank 300 tem painel de instrumentos com computador de bordo integrado e duas telas Full HD de 12,3 polegadas cada, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, wi-fi e conexão 4G, sistema de navegação GPS nativo, comandos de voz em português e atualização dos softwares pela nuvem.
Ele é o primeiro GWM a trazer uma App Store integrada em seu sistema multimídia. Além de oferecer uma variada opção de aplicativos também permite usar os dados da internet do carro – a GWM oferece dois anos de wi-fi gratuito.
Os 250 clientes que fizeram a encomenda levaram wallbox instalado para casa e ainda um ano de seguro do Tank 300. A partir de agora quem comprar este SUV pode escolher um dos dois benefícios. O Tank 300 tem garantia de cinco anos sem limite de quilometragem e a GWM estende a garantia do powertrain híbrido para oito anos.