Chineses terão à sua disposição estrutura de distribuição do Grupo Renault no Brasil
São Paulo – A primeira de três etapas da parceria da Renault com a Geely no mercado brasileiro, anunciada em fevereiro, terá início efetivo em julho, quando 23 concessionárias serão abertas em dezenove cidades para comercializar o EX5, SUV 100% elétrico montado sobre a mais moderna plataforma da montadora chinesa.
Como contou Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, com o acordo a Geely “pegou um atalho” para alcançar o consumidor brasileiro: toda a estrutura da Renault na área de distribuição e pós-venda será compartilhada com os chineses. Grupos concessionários com parceria com a Renault têm a preferência, neste momento, para representar a Geely.
“São mais de 25 anos de experiência no Brasil”, disse Michael Gao, diretor geral da operação Geely na América Latina. “É uma empresa que conhece muito bem, estamos nas mãos de quem sabe como vender aos brasileiros”.
As negociações começaram há cerca de dois anos, de acordo com Pedrucci, em extremo sigilo: os executivos chegavam a viajar disfarçados para que as conversas não vazassem. A ideia é, em uma segunda etapa, que a Geely adquira uma fatia da Renault do Brasil e tenha acesso ao Complexo Ayrton Senna, para que possa produzir seus modelos em São José dos Pinhais, PR. Tudo depende, no entanto, das aprovações dos órgãos reguladores em diversos países, razão pela qual os executivos alegam não poder entrar em pormenores.
O que foi anunciado é que, após a inauguração das 23 revendas na primeira fase, seja feita a expansão até que se chegue a 105 concessionárias. Naturalmente o portfólio aumentará, sempre com veículos eletrificados – híbridos também estão nos planos.
A parceria não significa complementaridade de portfólios, no entanto: Pedrucci enfatizou que em alguns casos produtos Renault e Geely competirão no mercado: “A Geely buscará seus clientes da mesma forma que a Renault faz com os seus. A diferença é que o Grupo Renault, no Brasil, trabalha com duas marcas e fará uso das sinergias possivelmente alcançadas”.
Gao, da Geely, ressaltou também que as operações das outras duas marcas do Grupo presentes no País, Volvo Cars e Zeekr, são independentes. A Geely ainda tem em seu guarda-chuva global Link&Co, Polestar, Lotus e Smart.
Concessionárias Geely serão instaladas próximas a casas Renault, mas sempre com showroom e equipe de vendas separadas. Em alguns casos poderá haver compartilhamento da área do pós-vendas, e em outros as revendas Geely serão independentes. Os desembarques dos EX5 serão feitos por Paranaguá, PR, onde a Renault faz suas operações de comércio exterior.
Os primeiros modelos que chegarem deverão ainda pagar o imposto de importação mais baixo: a partir de julho os eletrificados pagarão alíquota mais alta.