São Paulo – A Mercedes-Benz reconheceu iniciativas de sustentabilidade e satisfação dos clientes de seus concessionários por meio do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental, Prêmio Cliente Satisfeito e Programa de Certificação StarClass.
Em evento realizado em São Bernardo do Campo, SP, na fábrica da montadora, cada prêmio reconheceu três revendas. E foram certificadas, ao todo, 201 concessionárias da marca.
O 14º Prêmio de Responsabilidade Sociambiental, que busca exaltar ações alinhadas aos ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, junto aos parceiros de negócios e a toda cadeia produtiva, premiou iniciativa da De Nigris São Paulo chamada Eco Tags, que são chaveiros ecológicos feitos de material biodegradável e com sementes embutidas entregues aos clientes que adquirem veículos ou realizam serviços.
A Guanabara Diesel, RJ, também ganhou destaque pelo projeto Jovens do Futuro, em que treze jovens em situação de vulnerabilidade tiveram treinamentos técnicos e teóricos para que sejam inseridos no mercado de trabalho. E a STA Caminhões, do Rio Grande do Norte, venceu com a iniciativa Descarte Premiado, que incentiva o descarte correto de óleo queimado. Associado a programa de fidelidade para quem compra óleo no balcão de peças, a campanha oferece incentivo financeiro e garante o procedimento correto do produto usado.
A 12ª edição do Prêmio Cliente Satisfeito ressaltou ações dedicadas à entrega de soluções no atendimento e no relacionamento com os clientes. A Rodobens Imperatriz, PA, foi premiada pela iniciativa do Entrega Benz, em que um QR code aplicado na interface do caminhão facilita o acesso do motorista e do cliente às informações do veículo e revisão, dentre outras funções.
A Rodobens Marabá, PA, também foi reconhecida pelo Status Manutenção, que por meio de plataforma on line o cliente pode acompanhar a manutenção do veículo na oficina, desde a entrada até a conclusão dos serviços. E a Sperandio Chapecó, SC, venceu com a Solução Completa Sperandio, projeto realizado em parceria com a Fabet, que atrela a venda de veículos à indicação e capacitação de motoristas.
Por fim o Programa de Certificação StarClass, com o propósito de estabelecer parâmetros de qualidade para alcançar a excelência no atendimento e na prestação de serviços e soluções para os clientes, certificou 105 concessionários em caminhões e 96 em ônibus, entregando troféus ouro, prata e bronze de acordo com o desempenho em cada segmento de negócio, além do troféu safira para os destaques regionais.
A grande vencedora geral do ano foi a Savana, de Ponta Grossa, PR, ao conquistar o Prêmio Diamante pela segunda vez nos últimos cinco anos. Para tanto o concessionário deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que trabalha, além de obter a maior pontuação no ranking de indicadores de vendas e de peças & serviços. Ainda é necessário ter inscrito projetos nos Prêmios de Responsabilidade Socioambiental e Cliente Satisfeito.
Desta forma o Grupo Savana acumula quatro certificações Diamante nos últimos cinco anos, sendo que as outras duas foram conquistadas pela Savana Joinville, SC.