São Paulo — A revista AutoData de abril – já disponível para leitura on-line – chama em sua capa a reportagem principal da edição que revela a contradição das pretensões da BYD no Brasil, que promete produção nacional e milhares de empregos em Camaçari, BA, mas não cumpre prazos, nem fornece informações sobre o real estágio de seu projeto, ao mesmo tempo em que solicita ao governo redução por três anos do imposto de importação de carros desmontados, que chegarão da China apenas para a execução da montagem final aqui, sem que a empresa tenha qualquer compromisso de comprar componentes da cadeia de autopeças instalada no País.
A reportagem de fôlego desvenda como a BYD manobra um poderoso lobby junto ao governo federal para continuar ganhando terreno no mercado brasileiro com custos mais baixos do que os concorrentes com fábricas instaladas no País, com a obtenção de benefícios fiscais para importar todas as partes de seus carros, contribuindo pouco ou nada para o desenvolvimento da indústria local.
A edição de abril também examina o mercado nacional de ônibus, que este ano está crescendo acima das melhores expectativas, graças a importantes renovações de frotas urbanas e ao programa Caminho da Escola.
Em outra reportagem especial contamos como a expansão da internet transforma a relação dos clientes com as concessionárias, com uso de ferramentas de negociação digital e vendas on-line que envolvem até a inteligência artificial, que trazem mais informação e comodidade aos consumidores mas que não tiram o espaço das lojas físicas.
Na entrevista From The Top deste mês – que também pode ser vista no YouTube – conversamos com Arcélio Júnior, o novo presidente da Fenabrave, que conta como pretende ampliar o protagonismo da associação dos concessionários e levar adiante o projeto de renovação de frota no País.
Estas e outras reportagens de AutoData estão disponíveis na edição de abril para leitura on-line (aqui) ou para baixar o arquivo digital em PDF (aqui).