São Paulo – A Continental anunciou na quarta-feira, 23, em seu estande no Salão de Xangai, na China, que sua divisão de componentes automotivos adotará um novo nome: Aumovio.
A separação da unidade do negócio de pneus e de produtos de borracha Contitech está sendo preparada desde o início deste ano, já foi aprovada pelo conselho de administração e a decisão deverá ser ratificada na assembleia geral anual de acionistas do grupo, em 25 de abril. A companhia prevê para setembro a listagem da Aumovio na Bolsa de Frankfurt, Alemanha.
A divisão automotiva da Continental representou, em 2024, 49% do faturamento global do grupo, ou € 19,4 bilhões da receita total de € 39,7 bilhões. Atualmente a área emprega 19 mil pessoas em todo o mundo. A unidade de negócios é focada no desenvolvimento de sistemas de frenagem e eletrônicos, como quadro de instrumentos digitais e dispositivos de assistência à direção.
Segundo justifica Philipp von Hirschheydt, membro do conselho executivo da Continental e CEO da divisão automotiva, a separação em uma empresa independente abre espaço para maior crescimento em área que evolui rapidamente na indústria automotiva, a de carros definidos por software com diversos sistemas de direção autônoma, conectividade e segurança: “Como empresa independente ganhamos muito mais agilidade e poder criativo. A Aumovio terá três pilares: produtos tecnologicamente líderes, uma estratégia consistente de geração de valor e uma rede global sinérgica, sempre com forte presença local junto aos nossos clientes”.
A empresa cita análise da consultoria Berylls que projeta crescente valor médio dos veículo equipados com estes sistemas na ordem de 4,7% ao ano até 2029.
Neste sentido, segundo comunicado da companhia, a Aumovio focará no desenvolvimento e no fornecimento de produtos eletrônicos de última geração, com forte atuação em sensores, painéis, sistemas de frenagem e conforto avançados. A empresa também possui amplo conhecimento em software, plataformas de arquitetura veicular e sistemas de assistência à direção.