São Paulo – A divisão de aftermarket da Bosch planeja ampliar em 60% o número de oficinas credenciadas com sua marca na América do Sul. A maior fabricante de componentes e sistemas automotivos do mundo já tem 2 mil centros de manutenção franqueados na região, 1,4 mil deles no Brasil, que empregam cerca de 14 mil reparadores e fazem 3 milhões de atendimentos por ano.
O plano foi anunciado na Automec – de 22 a 26 de abril no São Paulo Expo – por Robert Hilbert, presidente da divisão Mobility Aftermarket da Bosch na América Latina: “Temos potencial para ampliar nossa rede. Em um País continental como o Brasil algumas marcas não têm a nossa capilaridade e os clientes preferem fazer a manutenção mais perto de onde moram. Neste caso somos reconhecidos como a melhor alternativa fora das concessionárias”.
A ambição, informa Hilbert, não é só ampliar a rede de oficinas mas também aumentar a sua qualificação: “Precisamos acompanhar as evoluções tecnológicas, qualificando os centros de reparação para lidar com eletrificação e sistemas de conectividade e direção autônoma”.
Nesse sentido foi lançado este ano programa que qualifica oficinas para atender a carros elétricos e híbridos. A intenção é, até o fim deste ano, credenciar perto de cinquenta dos 1 mil Bosch Car Service no País, que atendem veículos leves.
Também está em curso plano para estender a digitalização para 80% da rede de oficinas credenciadas no Brasil, com instalação de plataformas que permitem a gestão completa de atendimento, desde o agendamento de serviços à encomenda de peças para manutenção. Em 2024 a empresa já somou 2,5 mil agendamentos pelo Meu Bosch Car Service e a estimativa é que este número dobrará em 2025.
Atualmente 60% dos componentes comercializados no aftermarket brasileiro pela Bosch são nacionais e outros 40% importados. A Bosch não divulga qual é a participação do mercado de reposição em seu faturamento.