São Paulo – A chinesa Foton divulgou meta de vender 150 mil de seus caminhões por ano na América Latina e Caribe até 2030 e, no médio prazo, tornar-se líder de mercado em diversos países da região. O plano foi divulgado junto com o início da produção no Brasil, em Caxias do Sul, RS, onde a montadora instalou uma nova linha produtiva na fábrica da Agrale.
Para atingir suas projeções a Foton pretende instalar fábricas no Brasil, na Argentina e no México, que terão produção integrada. A fabricante tem a intenção de produzir veículos a combustão, híbridos e elétricos projetados especificamente para a região, iniciando com operações de CKD, veículos importados desmontados, e depois avançando para produção completa.
Com relação ao abastecimento de componentes a Foton contará com três centros de distribuição na China dedicados, que enviarão as peças para dois centros regionais no Chile e no Panamá, que serão responsáveis por exportar os itens para outros 32 centros de distribuição nacionais que instalará.
O plano até 2030 é avançar com a localização de componentes na região, afirmou o vice-presidente de operações globais, Fu Jun: “Também aumentaremos, cada vez mais, nossa rede de fornecedores locais. A meta é que, até 2030, itens produzidos na América Latina e Caribe componham pelo menos 80% dos nossos veículos feitos na região”.
América Latina e Caribe são tratados como uma região estratégica para a Foton pois tem apresentado crescimento econômico sustentável e participação importante no PIB global. De 2021 a 2024 as vendas da Foton cresceram 45% na região, para 32 mil unidades.