São Paulo – Pouco mais de um ano após a aquisição do controle pela Stellantis a rede de oficinas e de distribuição de peças DPaschoal começa a aproveitar as primeiras sinergias com o grupo fabricante de veículos no Brasil e já prepara um plano de expansão, ainda cercado de sigilo, que deve aumentar ainda mais o tamanho de um dos maiores players do aftermarket independente no País.
Para mostrar seu já bastante avantajado tamanho a DPaschoal decidiu participar pela primeira vez da Automec – de 22 a 26 de abril no São Paulo Expo – com um grande estande para mostrar todas as suas divisões, como assinalou Paulo Solti, vice-presidente da Stellantis América do Sul responsável pela divisão de peças e serviços e chairman da DPaschoal: “Pensamos em vir ao evento como Stellantis mas decidimos mostrar DPaschoal e toda sua força no aftermarket, com negócios que vão além das oficinas. Eu atendo diversas demandas de quem vem à feira”.
Para além de suas 123 oficinas próprias em oito estados e a rede credenciada Top Service com mais 120 pontos de atendimento, onde clientes podem trocar pneus, filtros, baterias, amortecedores, pastilhas, discos e uma infinidade de outras peças, a DPaschoal também tem forte atuação no atacado com seus 28 centros DPK, terceiro maior distribuidor de autopeças do País. Adicionalmente a empresa tem sete recapadores de pneus que atendem, principalmente, seus dezoito Truck Centers especializados em veículos comerciais pesados.
Também faz parte dos negócios a AutoCred, financeira que funciona como banco que antecipa recebíveis de clientes, e a Maxxi Trainning, plataforma de capacitação técnica que, em pouco mais de uma década de funcionamento, já formou 160 mil reparadores.
“Com todas essas operações a DPaschoal representa uma oportunidade muito grande para a Stellantis aumentar sua participação no varejo do aftermarket independente, que representa ao menos 80% do mercado de manutenção de veículos no País”, justificou Solti. “Para nós significa um verdadeiro MBA do varejo automotivo.”
O executivo afirma que existem muitas possibilidades para aumentar as sinergias da DPaschoal com a Stellantis, como em compras de componentes, treinamento de profissionais e até algumas parcerias com as redes de concessionárias das diversas marcas de veículos do grupo.
Uma das sinergias já em curso e foi apresentada no estande na Automec: a linha de autopeças private label Bproauto, que é comercializada pela DPaschoal e pela rede de concessionárias das marcas Stellantis. São produtos, comprados de diversos fornecedores, projetados e adaptados para o aftermarket independente, que incluem linha de peças de reparação e lubrificantes.
Conceito independente
Solti sublinhou que a DPaschoal já tem um nome muito forte nos mercados de reposição e de reparação de veículos, portanto é uma marca que não precisa ser associada necessariamente às marcas de veículos da Stellantis. Para ele, inclusive, neste negócio a independência é uma vantagem competitiva: “A Stellantis pode dominar cerca de 30% do mercado de carros mas quero atender aos outros 70%”.
Também faz parte do grupo a rede de oficinas franqueadas Eurorepar, que pertencia à PSA antes da fusão com a FCA que criou a Stellantis. A franquia tem presença em países da Europa e também no Brasil e na Argentina. Solti veio da PSA, já foi diretor geral da Citroën no Brasil, de 2015 a 2018, e também trabalhou nas áreas de aftermarket e planejamento de negócios da companhia, e ainda é, desde outubro de 2021, o CEO da Eurorepar na Argentina. Segundo ele o negócio, ao menos por enquanto, segue operando independentemente da DPaschoal.
O executivo afirma que todos os negócios da DPaschoal estão crescendo mas que, por norma corporativa, não revela números nem porcentuais. Apesar de operar com certa independência comercial a empresa tornou-se bastante dependente das regras de opacidade adotadas desde a criação da Stellantis, em 2021, que impõem intermináveis “períodos de silêncio” meses antes da divulgação de balanços trimestrais globais.
Por esta razão, disse Solti, “somente em maio divulgaremos os planos de expansão e de novos negócios”.