Em doze meses foram 10 mil carros vendidos a menos e quase 2 pontos porcentuais de fatia de mercado perdidas
São Paulo – Com 12% de queda nas vendas de janeiro a abril na comparação com igual período do ano passado a General Motors perdeu em doze meses quase 2 pontos de participação no mercado brasileiro. Segundo dados do Renavam a Chevrolet, que se manteve na terceira posição do mercado, registrou 86,8 mil emplacamentos no primeiro quadrimestre, 10 mil a menos do que um ano atrás.
É a maior queda do mercado nacional. A fábrica de Gravataí, RS, de onde saem o Onix e o Onix Plus, opera em layoff desde o fim de abril para adequar a produção à demanda. O hatch, que chegou a ser o mais vendido do mercado brasileiro, ocupa a quinta posição do ranking no primeiro quadrimestre.
Sem grandes lançamentos previstos para os próximos meses – segundo fontes do setor a renovação do SUV Tracker, que poderá incluir um sistema híbrido flex, deverá ser apresentada apenas no fim do ano – a GM prepara a chegada de modelos importados, elétricos, que não deverão gerar grandes volumes até dezembro. A tendência, portanto, é esta queda se acentuar.
Outras marcas ganham espaço perdido pela Chevrolet. Honda e BYD, por exemplo, cresceram mais de 30% de janeiro a abril. A chinesa passou a Nissan e ocupa, agora, a nona posição do ranking de marcas.
A liderança continua com a Fiat, que cresceu acima da média do mercado. A Volkswagen manteve a segunda posição.