Durante a Automec 2025, realizada em São Paulo no último mês, a ZEN apresentou mais do que seus produtos e soluções para o mercado de reposição automotiva. A empresa usou o evento como palco para demonstrar, na prática, seu novo posicionamento, voltado à transformação cultural com foco no cliente.
Com um dos estandes mais interativos da feira, a ZEN apostou na experiência do visitante para reforçar o comportamento de estar próxima dos públicos de reparadores, distribuidores e parceiros. Entre as atrações estavam um ambiente instagramável para fotos, uma roleta com distribuição de brindes e um carro em acrílico que expunha peças da marca. O destaque ficou por conta da estação de gravação a laser, em que os visitantes podiam personalizar um impulsor com a palavra de sua escolha — nomes próprios foram os mais populares.
A proposta foi criar conexões genuínas com o público e mostrar, de forma acessível e prática, o que a empresa fabrica. “Nosso objetivo foi traduzir a ZEN de hoje: uma indústria que mantém sua excelência técnica, mas que também quer estar próxima, ser acessível e relevante para quem lida com as nossas peças no dia a dia”, explica a gerente de Marketing da empresa, Solange Olimpio.
A abordagem reflete a transformação cultural em curso na companhia, que nos últimos anos vem reposicionando sua marca para além da atuação tradicional. Atualmente, a ZEN busca ampliar sua presença e influência junto aos públicos da ponta, investindo em escuta ativa, canais de relacionamento e ações de presença de marca.
Além das ações voltadas à experiência, a empresa também apresentou seu portfólio de soluções em forjamento e usinagem, com destaque para componentes como impulsores, anéis ABS, relês de partida, alternadores, motores de partida, polias, tensores, correias e rolamentos. As soluções atendem a 18 linhas de produtos voltadas a veículos leves, pesados, motocicletas, além de aplicações agrícolas e náuticas.
A participação na feira ocorre em meio à ampliação da planta fabril da empresa em Brusque (SC), que recebeu um investimento de R$ 150 milhões e ganhou mais 6.000m². A empresa está investindo em equipamentos modernos, como uma prensa horizontal de 1.200 toneladas e seis estágios, o que deve ampliar a capacidade produtiva da companhia.
Fundada em 1960, a ZEN exporta para mais de 60 países e mantém unidades nos Estados Unidos, México, Panamá, Europa e China. No Brasil, além da fábrica em Santa Catarina, a empresa inaugurou recentemente um escritório comercial em São Paulo, como parte da estratégia de aproximação com clientes e mercados.