São Paulo — No primeiro trimestre de 2025 o Grupo BMW entregou 586,1 mil veículos premium aos clientes, leve recuo de 1,4% com relação aos primeiros três meses do ano passado, apesar da forte concorrência persistente na China. Em importantes mercados para a companhia, como Europa e Estados Unidos houve crescimentos de 6,2% e 4%, respectivamente.
Mais de um quarto destes veículos foram eletrificados, 27% ao todo, tendo os modelos 100% a bateria aumentado 32,4%. A margem EBIT no segmento automotivo, um dos principais indicadores de lucro da empresa, de acordo com ela própria, ficou em 6,9%, colocando-a no limite superior da faixa alvo de 5% a 7% para este ano. Em 2024 o porcentual foi 8,8%.
As receitas, de € 29,2 milhões, porém, ficaram 5,6% abaixo do mesmo período do ano passado.
O faturamento total do grupo no primeiro trimestre alcançou € 33,7 bilhões, queda de 8,7% em comparação a igual período no ano passado, o que foi atribuído ao mercado chinês altamente competitivo. O EBT, lucro antes de impostos, alcançou € 3,1 bilhões, recuo de 25,2%. A margem EBT neste período foi de 9,2%, enquanto que no mesmo período do ano passado foi de 11,4%.
O lucro líquido do grupo no primeiro trimestre totalizou € 2 bilhões 173 milhões, diminuição de 26,4% frente ao período de janeiro a março de 2024.
As tarifas antissubsídios sobre veículos elétricos produzidos na China, introduzidas pela Comissão Europeia em outubro, aumentaram o custo das vendas, criando obstáculo na faixa de três dígitos de milhões de euros, conforme previsto pela companhia.
Para Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG, quanto mais desafiador o ambiente mais crucial é ter produtos atraentes, uma estratégia consistente e um alto grau de flexibilidade: “Nossa abordagem de tecnologia aberta continua sendo um fator-chave de sucesso: com nossos novos modelos e ampla gama de propulsores somos capazes de atender às diversas necessidades dos clientes em todo o mundo”.
Considerando apenas a marca BMW foram entregues 520,1 mil veículos de janeiro a março, 2% abaixo dos mesmos meses em 2024. A Mini, que atualizou sua gama de produtos ao longo do ano passado, vendeu 64,6 mil unidades, incremento de 4,1% no trimestre. A Rolls-Royce apresentou recuo de 9,4%, para 1,3 mil unidades.