Emplacamentos de unidades produzidas localmente avançaram 0,2% e os dos que vieram de outros países aumentaram 18,7%
São Paulo – O crescimento do mercado brasileiro de veículos, que avançou 3,4% no primeiro quadrimestre do ano diante do resultado de 2024, totalizando 760,4 mil unidades, foi conduzido pelos modelos importados. Enquanto os emplacamentos de unidades produzidas localmente avançaram 0,2% os dos que vieram de outros países aumentaram 18,7%, segundo a Anfavea divulgou na quinta-feira, 8.
“Ainda que positivo o número traz observação de acompanhamento ao longo dos próximos meses”, disse o presidente executivo Igor Calvet. “Nosso intuito é uma produção maior e também uma captura maior desse aumento do mercado pelos modelos nacionais.”
De janeiro a abril ingressaram no País 105,1 mil veículos importados, 25 mil unidades a mais do que no mesmo período de 2024, sendo a maior parte da Argentina, 68,7 mil, alta de 21,5%, e da China, com 44,1 mil unidades e incremento de 28%.
“A diferença é que, com a Argentina, existe de fato uma relação bilateral: importamos, mas também exportamos. Para a China não há esta via de mão dupla, é só importação. E os modelos chineses representaram 6% de todos os emplacamentos no quadrimestre.”
Tailândia e Uruguai também ampliaram significativamente a entrada de veículos no Brasil, com aumentos de 70% e 72,1%, respectivamente, para 2,8 mil e 6,4 mil unidades. A Alemanha elevou sua participação para 10,1%, para 8,1 mil unidades.
Quanto ao México, assim como ocorreu com as exportações, por causa das questões geopolíticas em volta do aumento da tarifas por Donald Trump, também diminuiu os embarques para o País em 30,7%, totalizando 10 mil unidades.
Calvet reforçou a necessidade de haver a recomposição da alíquota do imposto de importação, decisão que ainda não foi tomada pela Camex, e lembrou que em junho o tributo sobe para 25%: “Se no todo não refreia a entrada de veículos ao menos dá uma reorganizada”.
Citou, ainda, que o mais preocupante é o pleito de empresas que estão iniciando sua produção para reduzir ex-tarifários sobre CKD e SKD: “É uma afronta ao trabalhador brasileiro. Não podemos aceitar a redução de imposto. Ainda mais com a previsão da chegada de mais um navio cheio de carros”.
No mês de abril foram licenciados 208,7 mil veículos, 6,7% acima de março, com 195,5 mil, mas 5,5% abaixo do quarto mês de 2024, com 220,8 mil. Um em cada quatro veículos emplacados foram pelas locadoras, com 49,5 mil total – volume, no entanto, menor que o de um ano atrás, quando 56 mil foram vendidos. Quanto à média diária de emplacamentos a curva está semelhante à do ano passado, com 10,4 mil por dia.