São Paulo – As vendas de implementos rodoviários somaram 48 mil unidades no primeiro quadrimestre, queda de 3,7% na comparação com idêntico período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Anfir. A retração foi maior do que a registrada nas vendas de caminhões, que recuaram 0,4% de janeiro a abril.
A menor demanda foi puxada pelo segmento pesado, de reboques e semirreboques, que registrou 24,4 mil vendas, volume 19,1% menor do que o comercializado no primeiro quadrimestre do ano passado. O segmento leve, de carroceria sobre chassis, apresentou alta de 19,8%, 23,6 mil implementos.
O novo aumento da taxa Selic, para 14,75%, traz preocupação para o presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo: “Juros altos afastam investimentos e, sem aportes aos negócios, as empresas não renovam nem ampliam suas frotas. Com o novo aumento na taxa de juros fica difícil estimar quando o desempenho do segmento de reboques e semirreboques apresentará melhora, porque as empresas não querem se endividar”.
As exportações apresentaram crescimento de 20,3% de janeiro a abril, 895 unidades.