São Paulo – No acumulado dos quatro primeiros meses de 2025 as vendas financiadas de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas novos e usados somaram 2 milhões 245 mil unidades, o que configurou recuo de 1,1% em comparação ao mesmo período no ano passado, equivalente a 25 mil veículos.
É o que aponta levantamento realizado pela B3, que opera o SNG, Sistema Nacional de Gravames. Na avaliação do superintendente de produtos de financiamentos, Daniel Takatohi, o resultado reflete as altas taxas de juros:
“Já conseguimos perceber uma desaceleração no ritmo de crescimento, visto que a média de financiamentos por dia útil em abril foi menor em comparação com o mês anterior”.
Ao longo do mês passado foram financiadas as vendas de 567 mil veículos, 7,2% a menos do que em abril de 2024. Com relação a março, no entanto, foi registrado acréscimo de 3%.
No segmento de automóveis e comerciais leves houve baixa de 8,9% frente ao quarto mês do ano passado e alta de 3,4% frente a março. Quanto aos pesados a queda foi de 7,2% na comparação anual e de 0,9% na mensal. O segmento de motos foi o único a apresentar crescimento tanto com relação a abril de 2024, de 1,3%, quanto ao mês anterior, de 1,9%.