São Paulo – O investimento das montadoras em publicidade na TV aberta recuou 36,7% no primeiro quadrimestre de 2025, segundo estudo da Tunad, plataforma de inteligência de mídia e engajamento de marcas. Os aportes recuaram de R$ 271,1 milhões de janeiro a abril de 2024 para R$ 171,4 milhões nos quatro primeiros meses do ano.
Segundo César Sponchiado, fundados e CEO da Tunad, a retração tem duas explicações: “A redução na TV aberta em 2025 reflete um movimento contínuo de readequação de mídia, com as montadoras redistribuindo seus investimentos da TV tradicional para a CTV e outros canais digitais. Soma-se a isso um cenário econômico desafiador, com crédito caro e juros elevados, o que exige das marcas planos mais cautelosos”.
Quem mais investiu de janeiro a abril foram BYD, R$ 32 milhões, Volkswagen, R$ 28,9 milhões, Chevrolet, R$ 28 milhões, Hyundai, R$ 14 milhões, e Renault, R$ 12 milhões. No ano passado liderou no período a Chevrolet, R$ 60 milhões, seguida por BYD, R$ 41 milhões, Renault R$ 27,9 milhões, Citroën, R$ 25,2 milhões, e Hyundai, R$ 21,9 milhões.
O levantamento da Tunad é feito por meio de um sistema de captura de sinal dos canais de TV aberta e pagas: ele identifica o momento do início dos comerciais e classifica automaticamente via audio-matching, com uma equipe de auditoria conferindo e validando estes resultados. São auditados canais de TV aberta de São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Itapetininga, Jaú e São José do Rio Preto, SP, e Curitiba, PR.