Segundo a pesquisa da Infor os investimentos 20% maiores serão feitos em um prazo de três a cinco anos
São Paulo – Os principais executivos da indústria automotiva afirmaram que pretendem ampliar em 20% seus investimentos em tecnologia no período de três a cinco anos. Segundo a pesquisa da Infor, empresa de software de gestão empresarial na nuvem, que ouviu quatrocentos funcionários do setor automotivo detentores de cargos relevantes, sendo 38 do Brasil, 33 da América do Sul e o restante de outras regiões, 89,5% deles querem avançar com os aportes em tecnologia.
Segundo James Barroso, diretor de estratégia da Infor no Brasil, os executivos do setor automotivo entendem que é necessário investir em mais tecnologia para manter o faturamento saudável das empresas, assim como a margem de lucro, que na indústria automotiva está cada vez mais apertada:
“Atualmente o setor automotivo está passando por uma grande revolução, seja pela chegada dos veículos semiautônomos e, em breve, dos autônomos, ou pelas metas de descarbonização que as montadoras têm que alcançar. Desta forma é necessário investir mais para seguir com o desenvolvimento de novas tecnologias produtivas e de gestão”.
James Barroso, diretor de estratégia da Infor no Brasil
As empresas precisam investir em tecnologia para manter sua competitividade global, assim como o pioneirismo em alguns casos. Atualmente sai na frente quem aposta primeiro em novas tecnologias e em novos desenvolvimentos, enquanto quem aguarda para ver se vai dar certo pode perder espaço no mercado, de acordo com o executivo.
Segundo Barroso, no caso da indústria automotiva ainda existe muito espaço para investir da porta para dentro, na produção das fábricas, com o avanço da inteligência artificial e dos robôs que interagem com os humanos nas estações de trabalho, mas também em outras áreas:
“As novas tecnologias vão além das linhas de montagem, passando por novos processos mais modernos na administração, no financeiro e, principalmente, na logística. Qual consumidor não gosta de retirar o seu carro 0 KM na concessionária antes do prazo previsto?”.
O espaço para investimentos da porta para fora é ainda maior, pois as montadoras precisam avançar na experiência dos clientes, área que deverá receber fortes investimentos nos próximos anos. Os compradores querem ter experiências novas e completas na rede de concessionárias desde o primeiro contato com o veículo até o pós-vendas, depois que já comprou o carro, pois sem isto eles migram para outras marcas.
A chegada de novas tecnologias embarcadas nos veículos, que podem ser ofertadas como um serviço pago depois de um determinado período de experiência, gerando novas receitas para as montadoras, ponto considerado importante pelo diretor, também deverão ganhar mais espaço no Brasil e no mundo. Alguns exemplos são o OnStar, da General Motors, e o Wi-Fi da Claro que está presente no seu sistema multimídia.