São Paulo – Reportagem de capa da edição de maio da Revista AutoData traz tudo sobre a lenta evolução da política setorial do Mover, Programa Mobilidade Verde e Inovação, após a publicação do decreto que regulamenta requisitos obrigatórios de eficiência energética, sistemas de segurança e reciclagem de todos os veículos à venda no Brasil nos próximos anos. Mas ainda faltam muitas regulamentações para fazer o programa funcionar.
O tema também é abordado por Igor Calvet, que concedeu sua primeira entrevista a esta AutoData como novo presidente executivo da Anfavea, escolhido em um novo modelo de gestão da entidade. No From The Top deste mês – que também pode ser assistido na íntegra no videocast em nosso canal no YouTube – Calvet fala sobre como pretende administrar a associação que representa os fabricantes de veículos no País, e sobre as ações prioritárias para tornar o setor mais próspero e sustentável.
Por falar em prosperidade dois eventos cobertos nesta edição mostram a força da indústria automotiva, aqui e na China. A Automec deste ano foi a maior da história em três décadas: 105 mil visitantes passaram pelas catracas do São Paulo Expo nos cinco dias da feira dedicada ao aftermarket e serviços automotivos, que ocupou com estandes de fabricantes de autopeças e equipamentos de reparação cada centímetro dos mais de 100 mil m2 da exposição.
No Auto Shanghai 2025 a indústria automotiva chinesa mostrou toda a sua pujança em mais de 300 mil m2 de exposição de veículos e tecnologias. É um evento feito com produtos feitos para a China, o maior mercado do mundo, mas que ganha importância internacional cada vez maior e com muitos lançamentos que vão chegar ao Brasil.
No Brasil contamos a história da Stellantis em Pernambuco, que comemora 10 anos de produção com mais de 1,3 milhão dos SUVs da Jeep fabricados em Goiana. E o grupo confirma que a família brasileira da marca vai crescer com o Avenger, produto de entrada da Jeep que será produzido no País a partir de 2026.
Estas e mais algumas reportagens você pode ler gratuitamente na edição digital on-line de AutoData (aqui) ou pode baixar o arquivo em PDF (aqui)