No dia do aniversário de 65 anos a fabricante de Brusque abre sua nova unidade e internaliza a produção de matérias-primas
Brusque, SC – A Zen inaugurou no dia do seu aniversário de 65 anos, 20 de maio, uma nova unidade produtiva, parte do seu atual ciclo de R$ 150 milhões em investimentos. Localizada no mesmo terreno na cidade natal de seus fundadores, Brusque, e ao lado do galpão onde já produz há cinquenta anos, ocupa 6 mil m² e cumpre a função de ampliar a verticalização da produção da fabricante de impulsores de partida, polias de alternador, tensores de correia, motores de partida, alternadores, rolamento, rele de partida, itens que abastecem montadoras, reposição e exportação.
A matéria-prima, que antes era majoritariamente comprada de fornecedores, passa a ter etapas de produção internas, contou Paulo Nunes, presidente do conselho de administração da Zen: “Nossa intenção é ganhar flexibilidade. Poder gerenciar melhor o estoque e atender nossos clientes com mais agilidade”.
Parte do processo da matéria-prima agora é feito internamente. Fotos: André Barros.
O aço continua vindo de fornecedores, mas agora passa a ser trefilado internamente. Dentre os benefícios, elencou Nunes, está o fato de não precisar mais entrar na fila dos fornecedores: “Trefilação é um gargalo. Fazendo aqui conseguimos ter melhor tempo de resposta aos pedidos dos clientes”.
Segundo ele a Zen identificou um movimento de demanda por aumento de localização de produção de peças e componentes. Seus clientes querem reduzir a exposição ao dólar e às intempéries da logística. A decisão de investir veio deste diagnóstico:
“Nossa intenção é ampliar a produção de peças e componentes, ganhar volume com grandes programas de equipamentos originais. Internalizando processos ganhamos flexibilidade para isto. Agora buscaremos ganhar novos contratos e a nossa oferta de produtos”.
André Zen, vice-presidente do conselho, Paulo Nunes, presidente do conselho, e Paulo Zen, presidente da Zen Participações. Fotos: André Barros.
Para ampliar o portfólio ainda chegarão duas novas máquinas, uma conformadora a frio e uma a quente, que serão instaladas na unidade antiga. Já estão a caminho, cruzando o oceano, segundo Nunes. Alguns equipamentos serão realocados para a nova fábrica, em uma reorganização interna.
Nunes disse que o desempenho da Zen vem acompanhando o ritmo de produção da indústria: “Estamos vendo as coisas caminharem para as projeções da Anfavea. Não deverá ser muito diferente disto, pelo que sentimos dos nossos clientes”.
65 anos
A Zen começou suas operações em São Paulo, com a oficina Irmãos Zen dos irmãos Hylário e Nélson Zen. Em 1963 lançou seu primeiro impulsor de partida e no ano seguinte mudou seu nome para Zen.
Impossibilitada de crescer no Real Parque, bairro paulistano tornado residencial, a Zen transferiu sua fábrica para Brusque, cidade natal dos irmãos Zen, em 1975.