São Paulo – A Anef, Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, anunciou que Enílson Sales é o seu novo presidente, sucedendo a Paulo Noman, presidente do Banco GM, que passa a dividir a vice-presidência com Nelson Aguiar, presidente do Banco Yamaha.
Segundo a entidade as mudanças estruturais em sua gestão têm o objetivo de ampliar sua relevância e influência no mercado de crédito automotivo. Outra novidade contemplada no novo estatuto é a possibilidade de outras empresas, além dos bancos de montadoras, serem associados à entidade.
As novas categorias elegíveis incluem instituições financeiras que representem fabricantes de veículos e, ao mesmo tempo, estão ligadas a bancos comerciais, e empresas que mantêm relacionamento com bancos de montadoras, como fornecedoras de produtos ou prestadoras de serviços.
Sales, que também é presidente da Fenauto, permanecerá à frente da entidade que representa os revendedores de veículos usados até novembro, quando acontecerá nova eleição e ele permanecerá no conselho.
Engenheiro mecânico formado pela UFPB, Universidade Federal da Paraíba, graduado em administração de empresas pelo Unipê, Centro Universitário de João Pessoa, e pelo IBMEC, em São Paulo, ele também é bacharel em business administration pela Columbia Business School, nos Estados Unidos.
Ele iniciou sua carreira como operador de crédito no ABN-AMRO, no qual chegou à vice-presidência da área de financiamento ao consumo. Posteriormente assumiu posições de liderança em bancos de montadoras como Peugeot-Citroën, Renault-Nissan e Mitsubishi. E trabalhou como consultor para bancos comerciais como Itaú e C6 Bank.