São Paulo – A Honda anunciou que colocará um pé no freio dos investimentos em veículos elétricos e direcionará seus esforços e parte dos recursos para aprimorar os híbridos. A companhia anunciou na terça-feira, 20, uma revisão do seu planejamento estratégico até 2031. Segundo o presidente e CEO, Toshihiro Mibe, a empresa identificou uma desaceleração na demanda global por EVs. Desta forma a projeção da Honda, de que 30% de suas vendas seriam de modelos elétricos até 2030, não deverá ser atingida e serão os híbridos que crescerão mais, com previsão de somar 2,2 milhões de unidades por ano até 2030, de um total de 3,6 milhões que a empresa espera vender em todo o mundo.
Assim a empresa pretende focar no sistema híbrido de dois motores conhecido como e:HEV, que passará por diversos avanços nos próximos anos, buscando uma eficiência maior, com menos emissões e mais autonomia para modelos de pequeno e médio porte. Uma nova plataforma produtiva será adotada pela Honda para produzir veículos híbridos e elétricos na mesma linha, dotando-os de tração integral. Desta forma a montadora poderá equilibrar a produção de EVs e HEVs de acordo com a demanda.
Os futuros modelos híbridos lançados a partir da nova plataforma têm como objetivo apresentar redução de consumo superior a 10%. Em paralelo a Honda trabalha para reduzir os custos produtivos, principalmente em componentes importantes como baterias e motores, estando próxima de seus fornecedores, incluindo ações de desenvolvimento em conjunto e padronização de mais componentes.
Por meio dessas iniciativas, junto com o crescimento das vendas de modelos HEVs, a Honda espera reduzir em 50% o custo de produção do seu sistema híbrido na comparação com os veículos lançados em 2018. Quando comparado com os modelos lançados até 2023 o custo deverá ser 30% menor.
Na segunda metade da década a Honda também pretende desenvolver um sistema híbrido para veículos de grande porte, de olho no mercado estadunidense, que tem uma forte demanda por esse tipo de veículo. A partir de 2027 planeja lançar treze veículos em um período de quatro anos, todos híbridos, com a intenção de expandir seu portfólio eletrificado e conquistar parte da crescente demanda por esse tipo de veículo no mundo.
Elétricos
Mesmo revisando seu cronograma de lançamentos e investimentos de veículos elétricos, por causa da demanda global abaixo do esperado, a companhia seguirá ampliando seu portfólio pois acredita que no futuro de médio e longo prazo ele será o caminho para a descarbonização dos seus produtos. O Honda 0 Series, que será o principal pilar para futuros desenvolvimentos de veículos elétricos, terá os primeiros modelos lançados até o fim do ano que vem.
Até o fim do ano fiscal de 2031 a Honda reduzirá o seu investimento no desenvolvimento de uma grande cadeia de fornecimento para veículos elétricos no Canadá, assim como para a construção de novas fábricas para produção de EVs. O valor anunciado inicialmente, US$ 69,6 bilhões, caiu para US$ 48,7 bilhões.
Duas rodas
No ano fiscal encerrado em 31 de março a Honda chegou a 20,6 milhões de motocicletas vendidas no mundo, volume que representou quase 40% do mercado global, seu novo recorde de vendas. A expectativa é que este mercado chegue a 60 milhões de unidades até 2030, contra 50 milhões de hoje.