São Paulo – Nos quatro primeiros meses do ano foram comercializados 15,6 milhões de pneus no mercado brasileiro, recuo de 4,3% na comparação com o mesmo período de 2024, quando as vendas alcançaram 16,3 milhões de unidades. De acordo com dados da Anip, Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, embora o fornecimento para montadoras tenha avançado 9,6%, para 4,3 milhões de unidades, o resultado foi puxado para baixo pelo mercado de reposição, que apresentou queda de 8,7%, totalizando 11,3 milhões de unidades.
As vendas de pneus para veículos de passeio caíram 7,7%, somando 7,7 milhões de unidades, com quedas tanto no aftermarket como no segmento de originais, respectivamente de 8,1%, para 5,4 milhões de unidades, e de 6,8%, somando 2,3 milhões.
Os pneus para veículos de carga registraram redução menos acentuada, de 3,2%, com 2,1 milhões de unidades comercializadas, e o mercado de reposição diminuiu as compras em 5,1%, para 1,5 milhão. As encomendas OEM foram ampliadas em 1,7%, totalizando 620,8 mil unidades. Quanto às motocicletas as vendas seguem em queda, com retração de 11,3%, para 2,8 milhões.
A entidade lembrou que o ano passado foi consolidado como o pior desempenho de vendas do setor desde 2013. E que, este ano, com os números apresentados ao longo do primeiro quadrimestre, a indústria nacional segue reduzindo suas compras:
“Apesar do esforço do governo federal o impacto causado pelas importações de pneus de origem asiática ainda é uma realidade. É necessário garantir condições isonômicas de competição e medidas para corrigir a concorrência desleal que se instalou no comércio internacional de pneus com o Brasil”.