São Paulo – A HPE enfim recebeu autorização da matriz da Mitsubishi, no Japão, para exercer programa de exportações a partir da fábrica de Catalão, GO. Seu vice-presidente de operações, Reinaldo Muratori, disse que um pequeno lote do SUV Eclipse Cross terá como destino o Paraguai no segundo semestre, dando o primeiro passo num plano maior:
“Entramos em acordo com a diretoria da Mitsubishi no Japão e enviaremos este primeiro lote. O plano é tornar Catalão um polo de exportação para a América Latina”.
Em paralelo a empresa segue com os processos de nacionalização de peças e dois componentes para os dois produtos da fábrica goiana, o Eclipse Cross e a picape Triton.
“Temos ainda um índice bem baixo de peças compradas localmente na picape e podemos crescer para o Eclipse”, disse o CEO Mauro Correia. “Estamos com um trabalho muito forte para a nacionalização da Triton: identificamos fornecedores, estão sendo feitos estudos de viabilidade financeira para depois escolhermos e passar por todo o período de testes. Vários componentes já estão definidos e a perspectiva é a de, no ano que vem, começarmos a fazer.”
Itens como pneus, vidros, rodas e kits multimídia foram citados por Correia, “mas há oportunidades para diversos componentes”.
A fábrica da HPE em Catalão tem projeção de produzir 27,4 mil veículos em 2025, 1 mil a mais do que no ano passado. Outros modelos estão sendo negociados com a matriz para serem nacionalizados, mas Correia guardou segredo: “A princípio são dois modelos em estudos. Mas ainda sem martelo batido”.
A empresa anunciou, no ano passado, investimento de R$ 4 bilhões até 2032: para estes novos modelos, para o projeto de exportação e para a eletrificação, disse Correia.
Suzuki
A outra marca representada pela HPE, a Suzuki, também terá novidades em breve – e novamente Correia manteve segredo: “O que posso dizer é que ela continuará no Brasil, sem sombra de dúvidas. É uma marca específica, não mira grandes volumes, mas que sempre trouxe alguma coisa diferente”.
A rede Suzuki hoje é formada por quinze concessionárias e a prestação de serviços de pós-vendas pode ser feita em lojas Mitsubishi, cuja rede é composta por 132 pontos.