A pequena ilha de Taiwan, localizada a Sudeste da gigante China – para a qual é considerada uma província rebelde –, não é uma potência automotiva. No ano passado, segundo a TTVMA, associação de fabricantes locais, foram produzidos 275,2 mil veículos, apenas pouco além da metade dos 457,8 mil comercializados por lá. A produção anual é equivalente a um mês e alguns dias do que é feito nas fábricas brasileiras. Mas a ilha é forte e diversificada no segmento de autopeças, exportando a maior parte dos componentes que produz.
No entanto é grande a dependência das exportações para um só mercado, o dos Estados Unidos, que compram em torno de 50% do volume de peças que sai das fábricas taiwanesas para abastecer montadoras e distribuidoras no país, segundo James Huang, chairman do Taitra, o Conselho de Desenvolvimento de Comércio Exterior de Taiwan.
Diante do cenário de indefinições e vai-e-vem de tarifas protagonizado pelo presidente estadunidense, Donald Trump, a ordem dos taiwaneses é diversificar os destinos de suas exportações. Dentro deste contexto foi realizado, pela primeira vez no fim de abril na Capital, Taipei, o 360° Mobility Mega Show, uma junção de três feiras tradicionais destinadas ao setor automotivo: Taipei Ampa, E-Mobility Taiwan e Autotronics Taipei.
O foco é buscar e prospectar novos negócios, onde quer que seja. Por esta razão o Taitra, órgão responsável por fomentar as novas oportunidades, convidou visitantes, compradores e jornalistas internacionais para participar desta edição do evento. No total foram 4 mil participantes de 110 países, segundo a organização, que calcula a geração potencial de negócios da ordem de modestos US$ 29 milhões a durante os quatro dias de feira.
AUTOMEC PARA FORA
Esta reportagem foi publicada na edição 421 da revista AutoData, de Maio de 2025. Para ler ela completa clique aqui.
Foto: Divulgação/360° Mobility Mega Show