Objetivo com a Maverick é ser líder dentre as picapes com a sua dimensão e movidas a gasolina. Preço da nova versão Lariat Black é de R$ 229,9 mil.
São Roque, SP – Em sua nova fase no mercado brasileiro a Ford se propôs a oferecer produtos em categorias superiores. Além de superesportivos ícones, como o Mustang, há SUVs, vans e picapes, segmento em que a Ford tem diversos produtos e liderança internacional – as picapes da Série F são os veículos mais vendidos nos Estados Unidos há 49 anos. No Brasil o objetivo também é se posicionar como referência. Ampliar a oferta da Maverick com novo visual, mais tecnologia e preços competitivos, é parte dessa estratégia.
“Estamos construindo uma nova personalidade da marca que mais vende picape no País” disse o gerente de marketing Dennis Rossini na apresentação da Maverick Lariat Black.
Além desta nova versão, que a reportagem dirigiu em um percurso de São Paulo a São Roque, está disponível a partir de agora a Maverick Tremor, que se diferencia por pormenores no visual, uma suspensão um pouco mais elevada e tração 4X4. A última integrante da nova família Maverick será uma versão híbrida, cuja chegada ao Brasil está prevista para o segundo semestre.
Além da Maverick a Ford oferece oito versões da picape Ranger, produzida na Argentina. E a F-150, a terceira integrante do portfólio importada dos Estados Unidos, passa a ter, assim com a Maverick, três opções no Brasil: Lariat, Lariat Black e Tremor.
Maverick segunda geração
A Maverick, nesta configuração picape, foi lançada globalmente em 2021. Portanto é a primeira atualização, que trouxe pequenas mudanças na grade, no para-choque dianteiro, nos faróis de LED em formato de C, alargadores de para-lama e o oval da Ford em preto.
A atualização mais radical aconteceu no pacote de itens de conforto, segurança e conveniência, com uma nova central multimídia SYNC 4 e tela central de 13,2 polegadas com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e GPS embarcado. O painel de instrumentos do motorista também é digital e passa a ter 8 polegadas. A nova Maverick tem um sistema de som premium da grife Bang & Olufsen, oferece carregador do smartphone por indução e ainda todas as atualizações dos sistemas eletrônicos são feitas por conexão com a nuvem de dados, ou over-the-air, como é a denominação desta função.
O teto solar elétrico e o porta-objetos sob o banco traseiro são itens de conforto que só a Maverick oferece no segmento, além de banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições e retrovisores com aquecimento. A caçamba agora traz capota marítima como item de série em toda a linha.
Na parte de segurança a picape tem piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização em faixa, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclista, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado e cobertura de reboque. A Maverick também é a única no seu segmento a oferecer assistente de reboque, sistema eletrônico que facilita o engate.
As duas versões, Lariat Black e Tremor, são equipadas com o motor 2.0 EcoBoost a gasolina de 253 cv. Recebeu nova calibração, com adoção de componentes mais avançados no motor e também dois novos modos de condução, eco e esportivo, totalizando cinco ajustes.
Atuando com a transmissão automática de oito velocidades este conjunto faz da Maverick uma picape muito esperta no trânsito pesado das marginais em São Paulo e também na estrada, como no percurso de 70 quilômetros até São Roque.
Já numa estradinha de cascalho, uma subida sinuosa até a rota dos vinhos da cidade no Interior paulista, o torque de 38,7 kgfm a 3 mil rpm demonstrou que a picape que não é compacta nem do porte das líderes do mercado, vai carregar com tranquilidade sua capacidade nominal de 477 kg, ou 943 litros, e de reboque, de 499 kg.
Esta primeira atualização deixou a Maverick mais equipada, ainda mais bonita com os pormenores estéticos e com um desempenho melhorado. Segundo a Ford a Lariat Black, que roda somente abastecida com gasolina, tem consumo urbano de 8,5 km/l e de 11,4 km/l na estrada.
Mas o melhor ficou para o final: seu preço é R$ 219,9 mil . Ficou R$ 10 mil mais barata do que a extinta versão FX4 e R$ 60 mil a menos do que a versão Rebel, a de entrada na linha Ram Rampage, sua principal concorrente e líder de vendas. A Maverick Tremor é vendida a R$ 239,9 mil.
Rossini acredita que com esta nova configuração e a proposta de preços das duas novas versões é possível superar o volume de vendas das opções com motorização a gasolina da Rampage: “É difícil dizer qual o volume exato, mas tudo que for acima de seiscentas unidades já dá para pensar em liderança. E estamos preparados para que todas essas picapes sejam entregues aos clientes”.
Considerando que 45% das vendas da Rampage sejam apenas com motorização a gasolina – ela também possui versões a diesel, as mais procuradas pelo consumidor – segundo as estatísticas da Fenabrave foram vendidas este ano em torno de oitocentas unidades ao mês.