Nova unidade foi construída dentro da fábrica da Pirelli instalada em Campinas
Campinas, SP – A Pirelli inaugurou seu centro logístico de armazenagem de pneus e matéria-prima dentro da sua fábrica instalada em Campinas, SP, com investimento de R$ 150 milhões. O local tem capacidade para armazenar cerca de 1 milhão de pneus, com giro de estoque de quatro a sete dias. Segundo o CEO da empresa para a América Latina, Cesar Alarcon, a nova unidade trará mais agilidade para os negócios:
“Com a nova unidade ao lado da fábrica nós vamos ganhar agilidade e competitividade, além de seguir na busca pela redução de emissões de CO2 até 2040, uma vez que vamos deixar de fazer cerca de 5 mil viagens por ano da fábrica até o antigo armazém”.
Agora, no novo centro logístico que tem 56 mil m² e foi construído em pouco mais de um ano, os pneus saem da fábrica e são levados de caminhão em viagens de alguns metros dentro do mesmo terreno. A cada 30 minutos sai da fábrica um caminhão cheio de pneus de veículos leves que são descarregados no armazém, enquanto a operação de pneus de motocicletas demanda um caminhão a cada 3 horas.
A maior parte da produção da unidade de Campinas que será armazenada no novo centro logístico é dedicada ao mercado interno, mas a empresa também exporta para países da América Latina.
Segundo o CEO para que novos investimentos sejam realizados no Brasil nos próximos anos, algumas medidas precisam ser tomadas para frear o processo de dumping que a Pirelli afirma ter no mercado de pneus: de acordo com Alarcon muitas empresas asiáticas trazem produtos a preços inferiores aos valores de matéria-prima:
“Dessa forma é difícil competir e prejudica as empresas comprometidas com o País, que investem e geram empregos. Faz mais de dois anos que não estamos jogando um jogo de onze contra onze, usando como exemplo o futebol. Precisamos que as condições sejam equalizadas”.