Avanço das exportações foi maior do que as importações e balança comercial do setor ficou positiva de janeiro a maio
São Paulo – A produção brasileira de veículos superou, com alguns dias à frente das vendas domésticas, a marca de 1 milhão de unidades este ano. Segundo a Anfavea saíram das linhas de montagem 1 milhão 26 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e chassis de ônibus nos cinco primeiros meses, volume 10,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Em maio foram produzidos 214,7 mil veículos, crescimento de 28,8% sobre o mesmo mês de 2024, que foi afetado pelas enchentes do Rio Grande do Sul, que pararam fábricas e desorganizaram a cadeia produtiva por algumas semanas. Com relação a abril a produção recuou 5,9%.
Apesar do aumento da importação as vendas externas cresceram 56,6% de janeiro a maio, somando 213, 5 mil veículos. A balança comercial do setor ficou positiva em 23,6 mil unidades no período.
De toda forma o vice-presidente da Anfavea Roberto Braun lamentou o avanço das importações: “A produção poderia ter sido maior se não tivessem entrado tantos veículos importados, especialmente da China”.
Em automóveis e comerciais leves a produção subiu 11%, somando 957,9 mil unidades de janeiro a maio. No mês passado saíram das linhas 199,5 mil veículos leves, volume que superou em 30,5% o resultado de maio de 2024 e ficou 6,9% abaixo do de abril.
O setor encerrou o mês passado empregando 109,3 mil trabalhadores, em torno de 130 a menos do que em abril. Desde o início do ano foram criados 2,1 mil empregos e, em um ano, 6 mil postos de trabalho diretos.