São Paulo – As vendas financiadas de veículos somaram 602 mil unidades em maio, alta de 4,3% sobre igual mês do ano passado e de 6,1% na comparação com abril, mesmo com a escalada dos juros para compras a prazo. Os dados divulgados pela B3 consideram modelos novos e usados de veículos leves, pesados e motocicletas.
O financiamento de veículos leves cresceu 1,4% com relação a maio do ano passado e avançou 4,7% sobre abril, e o segmento pesado registrou uma demanda menor por financiamento, com queda de 2,1% na comparação com maio do ano passado e com abril. As vendas a prazo de motocicletas aumentaram 4,7% sobre igual mês de 2024 e com relação ao mês anterior houve aumento de 2,3%.
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2025 as vendas financiadas somaram 2,8 milhões de unidades, volume estável na comparação com idênticos meses de 2024, segundo Thiago Gaspar, superintendente de relacionamento com clientes e relações institucionais da B3:
“Diante de um cenário macroeconômico mais desafiador neste ano os resultados indicam que o setor se mantém estável no acumulado do ano. Ainda assim há sinais de retomada no ritmo de mercado, evidenciados pelo melhor desempenho na média por dia útil na comparação de maio de 2025 com relação a abril de 2025 e maio de 2024”.