São Paulo – Os olhos da direção da GWM, na China, estão todos direcionados para o Brasil. É grande a expectativa para a inauguração da fábrica de Iracemápolis, SP, no fim de julho, e o início da produção das quatro versões do SUV Haval H6, do SUV de sete lugares Haval H9 e da picape Poer P30, a partir de agosto. Os dois últimos são as grandes estrelas do estande montado pela companhia no Festival Interlagos, que abre as portas ao público na quinta-feira, 12.
Ao contrário do SUV já comercializado no mercado nacional, que somou 10,2 mil unidades de janeiro a maio, os dois outros modelos terão motorização turbodiesel de 2,4 litros: “Nosso plano geral de negócios passa a ser o de uma empresa multienergia”, disse o COO Diego Fernandes. “Ofereceremos versões híbridas, elétricas, a diesel e a hidrogênio”.
Segundo Fernandes a decisão em trazer powertrain híbrido diesel atende a pedidos de clientes brasileiros. Do segmento 95% das vendas são de versões a diesel. Mais adiante, disse ele, chegará uma versão híbrida plug-in da Poer – pronuncia-se Páuer – P30.
Tecnologia flex
Junto com a inauguração da fábrica será assentada a pedra fundamental do centro de pesquisa e desenvolvimento da GWM no País, no mesmo terreno em Iracemápolis. Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da empresa, disse que a expectativa é a de que fique pronto em cerca de doze meses.
Os cerca de quarenta engenheiros, brasileiros e chineses, já trabalham no desenvolvimento da tecnologia flex, que poderá ser combinada com a híbrida. Bastos acredita que ela possa chegar um pouco antes do centro de P&D.
A companhia projeta comercializar 34 mil unidades em 2025, acima das 29 mil do ano passado. Sua rede deverá alcançar 130 pontos de vendas até dezembro, crescendo trinta unidades.