São Paulo – A Scania e a Viação Santa Cruz anunciaram o início das operações do ônibus rodoviário movido a gás natural ou biometano rota São Paulo a Campinas. A montadora assinou um contrato de comodato de noventa dias com a Viação Santa Cruz, que poderá ser renovado por mais noventa dias.
Após os testes a operadora de transporte fará estudos internos e contas para avaliar a substituição dos seus ônibus movidos a diesel pelo modelo a gás, que custa de 20% a 30% a mais.
“Vamos primeiro testar o veículo para depois decidir pela compra para substituir parte da frota, algo em torno de dez unidades”, disse o proprietário da empresa, Francisco Carlos Mazon.
O ônibus utiliza chassi Scania K 340 4×2, é encarroçado pela Marcopolo, e tem motor de 340 cv de potência, similar à do motor movido a diesel. O veículo tem 14 metros de comprimento, capacidade para 46 passageiros, sua autonomia é de aproximadamente 450 quilômetros e quando abastecido com biometano a redução de emissões de CO2 pode chegar a 98%.
A Comgás também é parceira no projeto e será responsável pelo abastecimento do veículo, que nesta fase de testes será realizada em posto de combustíveis que já está conectado à rede de gás da empresa e fica próximo da garagem da Viação Santa Cruz. O cilindro de gás demora de 15 a 20 minutos para encher.
Caso o projeto avance a Comgás instalará um ponto interno de abastecimento na garagem da operadora, com maior capacidade de abastecimento, reduzindo o tempo para até 10 minutos.
A hora do gás é agora
A Scania entende que esse é o melhor momento para o crescimento do mercado de ônibus movidos a gás no País, pois existe produção nacional dos motores, a questão da infraestrutura é mais fácil de desenvolver na comparação com os elétricos, além do custo de aquisição que não é muito mais alto que um modelo similar a diesel. Até o fim do ano a montadora pretende chegar a 150 unidades comercializadas no País, sendo a maior parte para o segmento urbano.
Além das demandas no Estado de São Paulo a empresa participa de um projeto piloto em Goiânia, GO, que está avançando para uma fase final de negociação para o fornecimento de ônibus urbano movido a gás natural ou biometano na cidade, que construirá uma usina para produção do biometano que será usado no abastecimento dos veículos.
Atualmente a Scania tem três modelos de chassi urbano movido a gás e mais um modelo rodoviário.