São Paulo – A Daimler Truck e o Grupo Volvo juntaram forças e criaram a joint venture Coretura AB. O objetivo é estabelecer novo padrão na indústria de veículos comerciais a partir do lançamento de plataforma de veículos definidos por software.
A Coretura informou que permitirá que a Daimler Truck, o Grupo Volvo e outros futuros clientes forneçam aplicativos digitais autônomos e diferenciados para seus produtos. O plano é seguir abordagem de codesenvolvimento colaborativo para lançar seus primeiros produtos em veículos até o fim da década.
Sediada em Gotemburgo, Suécia, a joint venture abriu as portas no início de junho, com cinquenta funcionários. Com gestão executiva de quatro integrantes, dois de cada acionista, a cadeira de CEO ficou com Johan Lundén, que no Grupo Volvo respondia pela área de planejamento estratégico de produtos, projetos e gestão de inovação.
Suas atividades também incluem a especificação e aquisição de unidades de controle centralizadas de alto desempenho em escala, dedicadas a veículos comerciais e capazes de lidar com grandes volumes de dados. O que permitirá a dissociação dos ciclos de desenvolvimento de software e hardware, a fim de que clientes finais adquiram e atualizem aplicativos digitais sem fio pelo ar.
A Daimler Truck e o Grupo Volvo permanecerão concorrentes e continuarão a diferenciar sua gama de produtos e serviços, incluindo suas respectivas soluções digitais.