SUV parte de R$ 160 mil em ação promocional e segue até R$ 199 mil
Mogi das Cruzes, SP – O principal lançamento da Nissan desde 2016, quando o antigo Kicks foi apresentado durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, chega às concessionárias em 3 de julho. Da geração anterior, que segue em linha em Resende, RJ, como Kicks Play, só herdou o nome: o Novo Kicks é, mesmo, novo.
Montado sobre a plataforma CMF-B High Spec, a mesma do Nissan Juke europeu e uma variante da instalada em São José dos Pinhais, PR, usada no Renault Kardian, o SUV está uma prateleira acima de seu antecessor. Inclusive no preço: parte de R$ 160 mil na ação promocional de pré-venda do lançamento, na versão de entrada Sense, e chega a R$ 199 mil na topo de linha Platinum.
Nissan Kicks Platinum 2026 FOTO: Pedro Danthas/Divulgação Nissan
O objetivo da Nissan é expandir sua base de clientes em potencial: a base do consumidor SUV tem o Kicks Play a partir de R$ 118 mil, para concorrer com o Kardian, Fiat Pulse e Chevrolet Tracker, dentre outros, e o Novo Kicks ataca Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.
“Os B-SUVs representam 27% do mercado”, disse Ricardo Bianchi, diretor de vendas e rede da Nissan do Brasil. “Com ele vamos passar a competir em todos os subsegmentos deste segmento”.
As duas versões mais baratas, Sense, R$ 160 mil, e Advance, R$ 168 mil, contemplam o que Bianchi considera núcleo do segmento: são consumidores aspiracionais, que priorizam o design, o conforto e a segurança, o espaço interno e o custo-benefício. As duas acima, Exclusive, R$ 178 mil, e Platinum, R$ 200 mil, miram o consumidor premium, que faz uma compra mais emocional, quer mais tecnologia e não consegue, ainda, alcançar o C-SUV.
Coube ao Kicks Play ficar com os consumidores de entrada do segmento, que fazem a compra mais racional e ainda fazem as contas do custo total de posse.
O carro
Ele tem 4 m 365 de comprimento, 1 m 800 de largura e 2 m 655 de entreeixos, dimensões superiores a todos os concorrentes. Só perde na altura, de 1 m 625, para o Hyundai Creta por 1 cm. O porta-malas tem 470 litros.
A Nissan usou aços de alta rigidez na construção do veículo e investiu bem no isolamento acústico, o que é notado ao dirigir – a reportagem da Agência AutoData percorreu mais de 100 quilômetros com ele pelas estradas do Interior de São Paulo. O carro apresentou bom desempenho e estabilidade nas curvas, mas pecou um pouco na aceleração.
O motor é o 1.0 turbo da Horse, o mesmo do Kardian, mas montado em Resende, RJ, com calibração toda da Nissan. Alcança 125 cv com etanol, com 22,4 kgfm de torque, e 120 cv com gasolina, 20,4 kgfm de torque, aliado à transmissão de dupla embreagem DCT banhada a óleo, a mesma do GT-R – e, de novo, do Kardian.
A grande aposta da companhia está nos itens de conforto, segurança e entretenimento. As duas versões mais caras oferecem tela de alta resolução de 12,3 polegadas no painel de instrumentos e no sistema de infoentretenimento, somando 24,6 polegadas de telas. Nas Sense e Advance o painel de instrumentos tem 7 polegadas, mas também fica lado a lado com o infotainment. Ambas espelham o smartphone via Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Diversas câmeras e radares formam o sistema de segurança e direção assistida: alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de frenagem frontal e traseiro, este com detecção de pedestres, são alguns dos destaques, assim como o sistema ProPilot, que coloca o Kicks no nível 2 da Norma SAE em tecnologia semiautônoma, o máximo permitido no mercado brasileiro.
Versões e preços:
Novo Kicks Sense >>> Ar-condicionado digital, alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa, controle de velocidade à distância, freio eletrônico com auto hold, multimídia Nissan Connect com display 12,3 polegadas e rodas de liga-leve de 17 polegadas. R$ 159 mil 990.
Novo Kicks Advance >>> Interior em couro, carregador de celular por indução, visão 360º inteligente, rack de teto longitudinal, partida remota do motor. R$ 167 mil 990.
Novo Kicks Exclusive >>> Faróis dianteiros com projetores, rodas de liga-leve de 19 polegadas, iluminação ambiente no painel e nas portas dianteiras, painel de instrumentos digital em HD de 12,3 polegadas, limpador de pára-brisa automático com sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro. R$ 177 mil 990.
Novo Kicks Platinum >>> Teto solar panorâmico com abertura e fechamento elétrico, assistente de centralização em faixa, monitoramento de ponto cego com intervenção, sistema de auxílio à condução ProPilot, sistema premium de som BOSE com dez alto-falantes, alerta de tráfego cruzado traseiro. R$ 199 mil.