São Paulo – Ana Letícia Genaro é a nova gerente de sustentabilidade da Nissan. Após quinze anos trabalhando na sua área de comunicação corporativa ela assume a função em que responde a Ana Serra, diretora de governança e sustentabilidade da Divisão Nissan Américas, baseada nos Estados Unidos.
Sob sua responsabilidade estão os projetos sociais da Nissan no Brasil, a maioria focada no entorno da fábrica de Resende, RJ, os projetos ambientais do complexo industrial, e o programa de voluntariado interno com os cerca de 3 mil funcionários.
“A sustentabilidade era uma espécie de cliente da comunicação corporativa que sempre admirei. Trabalhava muito próxima à área e conectada com seus projetos, que envolvem propósito e exercem impactos social e ambiental”, afirmou, ao contar que participou de processo seletivo após a abertura da vaga. “Já estava namorando a área há algum tempo. Quando a oportunidade surgiu, me candidatei.”
Para Genaro, 42 anos, casada e mãe de duas filhas de 3 e 6 anos, seu principal desafio será liderar projetos e ações, “principalmente no entorno da fábrica de Resende e que estejam alinhados ao Nissan Ambition 2030, plano global para a marca contribuir para mundo mais limpo, inclusivo e seguro”.
Graduada em jornalismo pela PUC PR em 2005, mesma instituição em que se especializou em comunicação empresarial em 2009, trabalhou na revista de sustentabilidade Geração Sustentável, em 2006 assim que concluiu o curso — “Foi onde tudo começou”.
Posteriormente foi trainee na afiliada da Rede Globo no Paraná, a RPC TV, repórter de projetos especiais na Gazeta do Povo e analista de comunicação na refinaria da Petrobras em Araucária, PR, antes de ingressar na Nissan, em 2010.
Na montadora Genaro permaneceu por quase três anos na comunicação interna, migrou para a área de operações e eventos, quando respondia pela parte de orçamentos e frota de veículos, além da gestão de fornecedores. Em 2014 realizou os eventos de inauguração da fábrica de Resende e a apresentação do Kicks ainda como carro conceito no Salão do Automóvel.
Em 2015 e 2016 trabalhou na comunicação da Nissan na América Latina, quando se mudou para o México e respondeu por 38 países. Neste período realizou a ativação do patrocínio dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para a imprensa e funcionários latinos e organizou o lançamento da primeira geração do Kicks.
Voltou ao Brasil como coordenadora de comunicação corporativa e relações públicas com foco em assuntos de fábrica, sustentabilidade, diversidade, design e marca. Função que executou até o início do mês, quando deu início ao novo capítulo de sua trajetória profissional.