São Paulo – Parte do ciclo de investimentos de 2023 a 2025, de R$ 1,5 bilhão, a ampliação do centro de distribuição de peças para concessionários, distribuidores e centros autorizados da Volvo no Brasil, chamado de C3, foi concluída. Considerado o terceiro maior armazém da empresa no mundo o espaço em São José dos Pinhais, PR, ganhou 10 mil m², totalizando 43 mil m² de área construída.
O C3 agora possui 35 mil m² de área de armazenamento e outros 3 mil m² com um abrigo seguro, estrutura erguida para proteger materiais e processos de condições climáticas adversas, impactos e outros fatores. O número de posições de armazenagem cresceu de 60 mil para 65 mil. O espaço ganhou também auditório para treinamento e recepção de grupos de clientes, com capacidade para 147 pessoas.
A expansão do C3 teve grande foco na sustentabilidade, sendo que as luzes da área ampliada são 100% em LED e a arquitetura permite melhor aproveitamento da luminosidade natural. A água da chuva é captada e armazenada para utilização na limpeza, jardinagem e descarga nos banheiros, com economia média de 40 mil litros por mês, de acordo com a montadora. E todas as empilhadeiras e outras máquinas que rodam nas instalações são elétricas.
A operação do centro de distribuição, onde trabalham 140 funcionários, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes de plantão para atender aos chamados emergenciais. De lá são enviados produtos para 270 pontos de entrega no continente, do Chile ao México.