Em destaque

Farizon estreia no mercado brasileiro com três modelos

Representada pelo Grupo Timber chega com proposta de crescer aos poucos: meta é vender quinhentas unidades até dezembro.

São Paulo – Os planos da Farizon, marca de veículos comerciais 100% elétricos do Grupo Geely, para o mercado brasileiro são de longo prazo: a ideia é, mais à frente, erguer uma fábrica e montar por aqui as vans e caminhões que começarão a chegar, ainda importados da China, a partir de setembro. Neste início a parceria com o Grupo Timber, que iniciou sua trajetória no País como representante da Randon, parece acertada e pé no chão. 

“Nossa meta é importar quinhentas unidades até o fim do ano”, disse Rafael Ávila, gerente de produto do grupo. “Para o ano que vem planejamos trazer de 1 mil a 1,2 mil veículos.”

De início serão três os modelos, em cinco configurações diferentes: a van V6E, a SuperVan e o caminhão H9E. Todos elétricos, com preços divulgados apenas em setembro, quando será feito o lançamento oficial com a inauguração de uma concessionária modelo em Curitiba, PR.

O Grupo Timber venderá os modelos Farizon em sua rede estabelecida na Região Sul, dividindo espaço com as carretas Randon e os equipamentos Ponsse, Sany e outros. Lá serão oferecidos, também, serviços de pós-venda.

Em paralelo existem negociações com grandes grupos de concessionários para representações em outros Estados – o primeiro foco é nas regiões Sul e Sudeste, especialmente São Paulo, onde deverá ser estabelecido um centro de distribuição. No médio prazo a intenção é ter pelo menos uma revenda em cada Estado brasileiro.

“Nosso alvo são grandes frotistas e locadoras, para uso em last mile e entregas de e-commerce. São pessoas que fazem conta na hora de comprar, para quem o TCO [custo total de uso] é importante.”

Os modelos

A van elétrica de entrada V6E tem 4 m 485 de comprimento, 1 m 730 de largura e 1 m 985 de altura e oferece até 6 m³ de capacidade de carga em seu compartimento traseiro. Sua motorização 100% elétrica alcança 100kW, equivalente a 136 cv, com tração traseira. A autonomia chega a 285 quilômetros no WLTC – a homologação no Inmetro está em curso.

V6E

O design é o atrativo da SuperVan, que chama a atenção pelo seu aspecto futurista. Será oferecida em duas configurações: de 8 m³ e de 11 m³ de capacidade de carga. A primeira tem 4 m 990 de comprimento, 1 m 980 de largura e 2 m 180 de altura, com PBT de 3,5 toneladas. A maior tem 5 m 490 de comprimento, 1 m 980 de largura e 2,5 m de altura, e o mesmo PBT.

O conjunto motriz é o mesmo nas duas, com motor elétrico de 231 cv e autonomia de 386 quilômetros no WLTP.

SuperVan

Por fim, também em duas versões de 6 e 8 toneladas, o caminhão leve Farizon H9E. O primeiro tem 5 m 990 de comprimento, 2 m 350 de largura e 3 m 330 de altura e o segundo 7 m 990 de comprimento e mesma largura e altura.

H9E

Eles serão importados apenas em formato chassi, com motor elétrico de 190 cv de potência e 324 quilômetros de autonomia – a ideia é instalar um implemento nacional.

fiat

Notícias relacionadas

Fiat
Fiat

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

Fiat