São Paulo – A Pirelli lançou globalmente seu primeiro pneu de produção em série com mais de 70% de materiais de base biológica, como sílica derivada de casca de arroz, aço reciclado e borracha natural certificada pelo FSC, Forest Stedwardship Council, que atesta o gerenciamento responsável da cadeia, da plantação à fábrica.
Desenvolvido em uma versão específica para a Jaguar Land Rover, o produto integra a linha P Zero, em que a pneumática apresenta suas tecnologias mais recentes, e estará disponível inicialmente em opções selecionadas de rodas aro 22 para o Range Rover, integrando o objetivo da montadora de lançar pneus mais sustentáveis em seus veículos de luxo.
Segundo a Pirelli até 2026 toda a borracha natural usada nas fábricas da Europa será acreditada pelo FSC. O uso do insumo sustentável teve início em 2021 e, em 2024, a Jaguar Land Rover tornou-se a primeira fabricante de automóveis a equipar seus veículos com pneus da marca contendo 100% de borracha natural certificada.
O desenvolvimento do novo P Zero representou desafio significativo para o departamento de P&D, ressaltou a Pirelli, ao combinar aço reciclado proveniente parcialmente da fusão de sucata metálica em vez de matérias-primas virgens, mantendo as propriedades mecânicas do aço virgem, com sílica derivada de casca de arroz, obtida a partir de resíduos do processamento do grão, utilizada em compostos da banda de rodagem para garantir alta performance em piso molhado.
Houve ainda o reaproveitamento de negro de fumo, produzido por meio de óleo de pirólise obtido de pneus em fim de vida útil, foram usados polímeros biocirculares, fabricados com monômeros derivados de óleo de cozinha usado ou óleo de pirólise, substituindo os polímeros de origem fóssil, e bio-resinas, plastificantes à base de plantas que ajudam a otimizar o equilíbrio de desempenho em pisos secos e molhados.