São Paulo – Pela primeira vez na história a Hyundai reuniu, fora da Coreia do Sul, seus investidores e acionistas para divulgar o planejamento estratégico até 2030. Em Nova York, NY, o CEO José Muñoz contou que a meta é alcançar a venda de 5 milhões 550 mil veículos globalmente, por ano, dos quais 60%, ou 3,3 milhões, com alguma tecnologia de eletrificação.
Até 2030 a capacidade de produção global será elevada em 1,2 milhão de unidades, com investimento em fábricas inteligentes. Só nos Estados Unidos serão 500 mil unidades, para que 80% de suas vendas locais sejam de veículos produzidos no país. Há projetos também na Índia, que será um hub de exportação com fábrica de 250 mil unidades, Coreia do Sul e montagem de CKD na Arábia Saudita, Vietnã e Norte da África.
Eletrificação
Além dos tradicionais híbridos e elétricos, como o Kona e o Ioniq 5 já disponíveis no portfólio atual, inclusive no mercado brasileiro, a companhia prepara uma nova tecnologia chamada EREV. Trata-se de um extensor de bateria, estas também otimizadas e de desenvolvimento e produção própria. A ideia é oferecer quase 1 mil quilômetros de autonomia combinando motores a gasolina e elétricos, mas com a tração 100% elétrica. A expectativa é a de lançar o primeiro modelo em 2027.
A estratégia de eletrificação será regionalizada, de acordo com a Hyundai, com cada mercado recebendo produtos que melhor o atendem. Outros pormenores não foram divulgados.
Com relação à América do Sul foi citada a parceria com a General Motors, recentemente anunciada, que tem como objetivo oferecer vans elétricas na América do Norte e veículos compactos, SUVs compactos e uma picape compacta e média para a América do Sul e Central.