CEO Antonio Filosa promoveu alterações na sua equipe executiva global
São Paulo – A Stellantis anunciou que Emanuele Cappellano foi nomeado COO para a Europa e para as marcas europeias – Fiat, Peugeot, Citroën, Abarth, DS, Opel, Vauxhall, Lancia e Alfa Romeo. Ele acumula o novo cargo com o de líder global do Stellantis Pro Onde, divisão dedicada aos veículos comerciais. Jean-Philippe Imparato passará a se dedicar integralmente à Maserati, como CEO, e na Stellantis & You, reportando-se a Cappellano.
Quem o sucederá na América do Sul será Herlander Zola, que era o vice-presidente sênior das operações comerciais do Brasil e de veículos comerciais leves na América do Sul. Ele passa a ser o COO da Stellantis América do Sul.
Herlander Zola
Outras mudanças foram anunciadas, como a entrada de Samir Cherfan, COO do Oriente Médio e África e Micromobilidade, Ralph Gilles, chefe global de design, e de Grégoire Olivier, chefe de estratégia da China, como integrantes da equipe de liderança. Olivier também foi nomeado o COO da região China e Ásia-Pacífico, sucedendo a Philippe de Rovira, que deixou a Stellantis
Já Francesco Ciancia retorna à companhia, vindo da Mercedes-Benz, como chefe global de manufatura a partir de 1º de novembro. Arnaud Debouef deixa a empresa.
O SLT, Stellantis Leadership Team, passa a ser composto pelos seguintes integrantes:
Antonio Filosa, CEO e América do Norte e Marcas Americanas. Emanuele Cappellano, Europa ampliada, Marcas Europeias e Stellantis Pro One. Herlander Zola, América do Sul. Samir Cherfan, Oriente Médio e África e Micromobilidade. Grégoire Olivier, China e Ásia-Pacífico. Davide Mele, Planejamento de Produtos. Ned Curic, Desenvolvimento de Produtos e Tecnologia. Sébastien Jacquet, Qualidade. Monica Genovese, Compras. Scott Thiele, Supply Chain. Francesco Ciancia, Manufatura. João Laranjo, Financeiro. Xavier Chéreau, Recursos Humanos. Clara Ingen-Housz, Assuntos Corporativos e Comunicações. Ralph Gilles, Design.
Sucessão na América do Sul
Herlander Zola chegou à Stellantis em 2017, por meio da FCA, para a equipe comercial da Fiat. Em 2021, após a fusão, foi nomeado vice-presidente da Fiat para a América do Sul e, dois anos depois, acumulou funções com Jeep e Ram.
Em novembro de 2023 foi nomeado vice-presidente das operações comerciais da região, cargo que ocupava até a indicação para COO da América do Sul.
Acumula mais de 25 anos de experiência na indústria automotiva, com passagens por Volkswagen, BMW e Audi.