São Paulo – A Revista AutoData de novembro traz muitas histórias que destacam a competência da indústria automotiva instalada no Brasil, a começar pelas melhores iniciativas de fabricantes de veículos e autopeças que foram reconhecidas pelo Prêmio AutoData 2025, incluindo premiações a seus produtos e seus executivos.
E por falar neles Emanuele Cappellano foi eleito Personalidade do Ano da premiação e concedeu a AutoData sua última entrevista como presidente da Stellantis América do Sul, cargo que ocupou por intensos dois anos em que anunciou e começou a aplicar o maior plano de investimento de um fabricante de veículos no Brasil, de R$ 30 bilhões até 2030. No From The Top deste mês – também no formato videocast que pode ser assistido no YouTube –, pouco antes de partir para dirigir as operações da companhia na Europa, missão que considera bem mais complicada do que teve por aqui, Cappellano falou sobre o que avalia ser um futuro bem desenhado e promissor para a empresa e para a indústria na região.
E por falar em competências o Boreal sobe de nível a Renault no Brasil. O lançamento do SUV médio representa uma nova fase para a empresa, com produto bem desenhado, sofisticado e recheado das mais modernas tecnologias de conectividade e segurança ativa. Nesta edição contamos tudo sobre o desenvolvimento, as características, a estratégia de mercado e a produção do Boreal, um projeto global liderado pela equipe brasileira de design e engenharia da Renault.
Também nesta edição relatamos as iniciativas do setor automotivo na COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém, PA. E sobre uma delas publicamos reportagem especial que trata do grande potencial de produção e uso do biometano no País para substituir o diesel em veículos pesados.
Não faltaram no último mês notícias sobre investimentos, como o da Volkswagen para lançar versões eletrificadas híbridas de todos os seus produtos no Brasil, começando já em 2026. Já a Ford elevou aportes na fábrica argentina para produzir lá versão híbrida plug-in da picape Ranger. E a Eletra investiu em um projeto próprio de chassi para ônibus elétricos.
Os mais importantes lançamentos do último mês incluem quatro novos modelos eletrificados com origem na China chegando: os Omoda 5 e 7, o Geely EX2 e o Leapmotor C10. E também tem um nacional completamente renovado e reformulado: a nova geração do Honda WR-V, produzido em Itirapina, SP.
Estas notícias, sempre sob a ótica da análise aprofundada de AutoData, podem ser lidas na edição on-line da revista (aqui) e também é possível baixar o arquivo PDF (aqui). Agradecemos sua leitura.