São Paulo – Durante o primeiro bimestre foram comercializados 14,4 mil veículos importados pelas empresas associadas à Abeifa. Na comparação com os dois meses iniciais de 2025, quando os emplacamentos somaram 17,3 mil unidades, houve queda de 16,7%. No mercado também houve retração, mas em menor escala: as vendas de 70,4 mil unidades ficaram 4,5% abaixo do mesmo período um ano atrás.
Agora, com a saída da Suzuki, a Abeifa representa nove marcas. A saída foi decisão da HPE Automotores, sua representante oficial.
Considerando apenas o mês de fevereiro, quando o comércio de importados alcançou 6,6 mil unidades, tem-se recuo de 25,5% com relação ao mesmo período do ano passado, 8,9 mil unidades, e de 14,9% frente a janeiro, 7,8 mil.
No acumulado de 2026 a participação de marcas representadas pela Abeifa no mercado total de importados foi de 20,5%. A que detém o maior volume de vendas é a BYD.
Considerando somente os que a fabricante importa o Dolphin liderou no primeiro bimestre, com 2,7 mil unidades, seguido do Yuan Plus, com 1 mil. Na sequência vieram o Kia Bongo, 562 unidades, o Volvo EX30, 436 unidades, e XC60, 399.