São Paulo — A Volkswagen Caminhões e Ônibus concluiu a entrega de 119 veículos para clientes em Angola. O lote foi dividido por empresas ligadas à construção civil e ao poder público da província de Luanda. Do total 55 unidades foram destinadas à construtora Omatapalo, outras 4quarents à QGMI e 24 ao governo provincial.
As aplicações incluem transporte de carga, serviços urbanos e apoio a obras de infraestrutura.
As entregas reúnem caminhões das linhas Delivery e Constellation, além de ônibus Volksbus 17.230 EOD em configuração adaptada para operações severas, com maior altura com relação ao solo. Parte dos veículos recebeu implementos como compactadores de lixo e caçambas basculantes. Todos seguem o padrão Euro 3, exigido no mercado local.
Angola permanece como um dos principais destinos das exportações da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Para 2026 a empresa projeta que novos embarques para Angola ultrapassem 250 unidades, além da continuidade das operações em outros mercados africanos, como África do Sul, Gana e Costa do Marfim.
Desde o início das operações no país, em parceria com o importador Grand Lakes, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já enviou cerca de 11 mil veículos a Angola. Considerando todo o continente africano, o volume supera 18 mil unidades desde 1981.