Em destaque

Nissan encerra operação na Argentina e assina transferência para Grupo Simpa

A partir de agora a marca será comercializada no país por meio de importação

São Paulo – Um ano após o fechamento de sua fábrica em Córdoba, Argentina, onde era produzida a picape Frontier, a Nissan assinou a transferência da representação da marca no país para empresa formada pelo Grupo Simpa, que detém 80% do capital, e pela Tagle. A partir de agora veículos Nissan ingressarão no mercado argentino por meio de importação. 

De acordo com reportagem do Autoblog Argentina a transferência de todas as operações da Nissan no país inclui grande parte do quadro de funcionários da empresa, a representação de importação, os contratos com a rede de concessionárias e até mesmo o controle da empresa Nissan Savings Plan, sistema de consórcio ou grupo de compra coletiva oferecido pela fabricante em países de língua espanhola.

“Não estamos adicionando uma nova marca ao nosso portfólio. Estamos assumindo a continuidade na Argentina de uma das montadoras mais importantes do mundo”, afirmou Martín Schwartz, chefe da divisão de mobilidade do Grupo Simpa, que representa diversas marcas de motocicletas na Argentina, incluindo Royal Enfield, KTM e Harley-Davidson.

Em nota no site da Nissan Argentina a companhia afirma que “o acordo representa novo passo no desenvolvimento dos negócios no país e que faz parte da estratégia global Re:Nissan, anunciada em maio do ano passado, com vistas a fortalecer a competitividade, elevar a eficiência e construir operação mais ágil e sustentável no longo prazo”.

A transferência efetiva das operações deverá ser concluída até dezembro. Após a consolidação da mudança no modelo de distribuição a operação será integrada à Nibu, Unidade de Negócios de Importadores da Nissan, que administra mais de trinta mercados importadores na região, garantindo a continuidade da gestão e as bases para o desenvolvimento permanente da marca no país, a exemplo do que ocorre no Chile e no Peru.

Fruto de investimento de US$ 600 milhões a fábrica da Nissan na Argentina operou de 2018 a 2025, quando a linha da Frontier foi transferida ao México para se transformar na primeira picape eletrificada da marca.

vwco

Notícias relacionadas

vwco
vwco

Receba as principais notícias do setor automotivo diretamente no seu WhatsApp.

Receba diariamente as principais notícias do setor automotivo, análises de mercado e tendências da indústria no seu e-mail corporativo.

vwco