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101 AutoData | Outubro 2020 Produção Vendas Exportação Produção Vendas Exportação PIB (%) Dólar (R$) Selic (%) Inflação (%) Mercado total (em mil unidades) Montadora (em mil unidades) Macroeconomia Perspectivas 2020 | 2021 retomar a produção, ainda em maio. E os trabalhos na fábrica de Curitiba, PR, conti - nuamemdois turnos – poderia ser apenas um, mas assimsegue pela necessidade de distanciamento e diminuição do número de pesoas na linha de montagem. Isso reduz o volume produzido e aumenta os custos, segundo Cavalcanti. As incertezas e o comportamento do mercado são tão dinâmicos na era da pan- demia que émuito difícil afirmar como será o desempenho em 2021. A Volvo não ar- risca oficialmente qualquer projeção pois até para este ano está difícil coordenar os planos de produção e vendas: “Sãomuitos os fatores e estamos, aqui, olhando com bastante atenção para todos os cenários”. Nos últimos meses do ano pode haver ummovimento de antecipação de compras por parte dos operadores de transporte de cargas, que pensam em aproveitar as taxas de jurosmenores para atualizar a frota agora, e não em 2021. O crescimento da movimentação de carga com a retomada gradual da economia é outro fator que pode acelerar os negócios no último trimeste. Cavalcanti observa, porém, o compor - tamento da economia com a redução do valor do auxílio emergencial de R$ 600 para R$ 300: “Pode haver queda da atividade no quarto trimestre por causa da desconfiança do consumidor em ir às compras. E isso influenciará nossa estratégia. Além disso uma antecipação de renovação, agora, pode reduzir o volume no ano que vem”. Outro fator que está dificultando bastan - te é o impacto do câmbio sobre as peças importadas. As variações de 25% a 35% no custo do caminhão produzem mudanças constantes na formaçãodopreço final: “Esta - mos repassando parte desse custo do dólar e os transportadores estão sabendo disso”. Há uma agenda intensa de trabalho que envolve negociações com fornecedores, concessionários e grandes clientes para atender demandas pontuais e aproveitar as oportunidades de mercado. Cavalcanti resume: “O foco agora é no dia-a-dia. Não ter foco no futuro é uma si- tuação domomento. Comumpoucomais de confiança dos transportadores e frotistas embreve conseguiremos ter umpanorama mais claro sobre o ano que vem”. “É muito difícil analisar como será o mercado no ano que vem. Todas as empresas no mundo estão olhando a perspectiva de curto prazo. Não é diferente aqui. Trabalhamos com o horizonte de apenas três meses.” Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo

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