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102 Outubro 2020 | AutoData PERSPECTIVAS 2021 » CARROCERIAS E IMPLEMENTOS A s restrições impostas à população como forma de controlar o avanço da pandemia da covid-19 abalaram toda a atividade de transportes de passageiros no País, derrubando a produ- ção e os emplacamentos aos níveis histó- ricos mais baixos. No segmento de rodovi- ários as perdas de receita das operadoras beiraram os 90%. Nos urbanos, segmento mais representativo da atividade, oscilaram de 60% a 80%, com o agravante de que os contratos obrigam as empresas a manter, independentemente do movimento, em média 50% da frota em operação. Por Marcos Rozen e Roberto Hunoff Pandemia muda o cenário para carrocerias de ônibus e implementos rodoviários: o primeiro se apoiou no Caminho da Escola e no fretamento, enquanto o outro viu os pesados acima dos leves Gustavo Bonini, vice-presidente da An- favea, vê alguns cenários possíveis para a recuperação da atividade tomando como base dados históricos. A projeção mais otimista é de que níveis como os de 2019 somente serão possíveis em 2025, quando considerado o processo de recuperação da crise de 2015-2016, que teve altas se- guidas de 11% ao ano após queda de 41%. Na condição mais pessimista a norma- lização só viria em 2030, tomando como base a crise de 1981, com recuo de 41% e recuperação média anual de 5%. Outros cenários consideram as crises de 1987, Divulgação/VWCO Mais sensível para uns, menos para outros

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