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24 Março 2021 | AutoData MERCADO » CENÁRIOS Fonte: Fenabrave do que o retorno às atividades ocorreu somente na última semana de fevereiro (veja mais na pág. 28). Ou seja: durante o mês de fevereiro inteiro as concessio- nárias só puderam contar com o que ti- nham anteriormente em seus estoques e alguma eventual sobra na fábrica, de antes da interrupção. E segundo dados da Anfavea os estoques médios ao fim de janeiro, considerando toda a indústria, eram baixos, equivalentes a dois dias de venda nos pátios das fábricas e de de- zesseis dias nos da rede. Ou seja: mesmo que houvesse uma fila de compradores nas concessionárias Ford – o que certamente não foi o caso – em busca de seus modelos ainda dis- poníveis, provavelmente oferecidos com descontos tentadores, não haveria produ- to para entregar. Isso explica uma parte do forte tombo da marca em fevereiro, mas o fato não justifica, sozinho, tamanha redução: em 2020 a Ford fechou o ano com 7,3% de participação nos automóveis, sexta colocada atrás de Chevrolet, 19%, Volkswagen, 17,7%, Fiat, 10,3%, Hyundai, 10,1%, e Renault, 7,4%. O maior responsável pela queda abrupta foi mesmo o efeito negativo do anúncio do fim da produção nacional Ford, que reverberou na ponta final do mercado como sendo a saída total e com- pleta da empresa do País, o que não é o caso, já que ela permanecerá por aqui ex- clusivamente com importados. Corrobora essa realidade o número da participação de mercado da Ford em janeiro, que já descera a 4,7%, ou 2,6 pontos porcentuais a menos ante o fechamento de 2020 e 2,5 pp abaixo de dezembro. Independente de qualquer cenário externo ou, neste caso, interno, o fato real e concreto é que o fim da produção nacional atingiu em cheio justamente os três modelos Ford mais vendidos no Brasil: Ka, Ka Sedan e Ecosport. O Ka, em todo o ano passado, se viu apenas em um mês fora da lista dos dez mais vendidos, Fev 20 Mar 20 Abr 20 Mai 20 Jun 20 Jul 20 Ago 20 Set 20 Out 20 Nov 20 Dez 20 Jan 21 Fev 21 Ford Ka: vendas. Em unidades 4ª. 2ª. 4ª. 5ª. 8ª. 11ª. 10ª. 8ª. 6ª. 6ª. 5ª. 14ª. 24ª. 8 183 7 103 1 842 1 719 3 404 4 254 4 617 5 955 7 492 7 526 8 066 3 433 1 488

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