384-2021-12

61 AutoData | Dezembro 2021 e a terceira nacional. E a maior novidade é a chegada da sua inédita versão hatch, que ocupará exatamente o espaço do Fit, que se despede. A apresentação mostrou justamente a comparação de ambos – segundo a fabri- cante o City hatch émaior emais espaçoso do que o Fit, mantendo características como a modularidade dos bancos, tanto traseiros quanto dianteiros, o que ajuda a acomodar melhor diversos tipos de carga. No caso do City sedã a Honda disse que ele “não substitui o Civic, que chegará em breve em nova geração”, sem mais informações. Mas sabe-se que virá impor- tado, emmenor volume, e provavelmente dotado de tecnologias mais modernas. Assim, terá preço ainda maior e acabará por ficar posicionado no mercado mais próximo do Accord do que exatamente do Divulgação/Honda atual Civic nacional. Na prática, desta for- ma, o papel de combatente de frente nos sedãs médios caberá mesmo ao novo City. Tanto assim que na apresentação a empresa fez questão de frisar que o novo City “cresceu em todas as dimensões”, sendo seu interior maior que o do Toyota Yaris e seu porta-malas maior do que o do Corolla, sempre de acordo com a Honda. NOVA ERA Seja como for é assimque será a Honda Automóveis no mercado nacional a partir de agora: City dotado de plenos poderes, Civic empurrado para umnichomais espe- cífico e Fit eWR-V somente uma lembran - ça. É uma mudança e tanto – tamanha que durante a apresentação dos novos City os executivos da Honda usavam a todo ins- tante expressões como “novo momento”, Vendas de automóveis Honda nacionais Ano City Fit Civic 2009 14 625 48 650 50 188 2010 35 127 40 946 31 225 2011 24 635 28 750 22 962 2012 30 905 38 621 50 487 2013 29 243 40 634 60 966 2014 24 728 53 684 52 254 2015 26 405 42 476 31 241 2016 15 422 28 439 20 857 2017 15 974 25 347 25 871 2018 14 900 27 359 25 942 2019 14 578 24 457 27 318 2020 7 280 12 833 20 447 2021* 5 948 6 318 15 664 Total 259 770 418 514 435 422 *Até outubro. Fonte: Fenabrave.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=