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62 Junho 2022 | AutoData TECNOLOGIA » CÉREBROS ELETRÔNICOS A empresa informa que o supercom - putador funciona com várias formas de system-on-chip, ou seja, com processa- dores de diferentes fabricantes. Também pode ser operado com software da ZF ou de fornecedores terceirizados. Outra sistemista alemã, a Bosch recen- temente anunciou a aquisição da conter - rânea Atlatec, especializada em mapas digitais 3D de alta resolução. Desmem- brada do Karlsruhe Institute of Technology em 2014 a Atlatec emprega cerca de 25 pessoas na Alemanha, Japão e Estados Unidos. Segundo a Bosch o domínio des - sa tecnologia é indispensável para o de- senvolvimento de veículos autônomos de nível 4. A empresa deverá ser incorporada à divisão Bosch Cross-Domain Compu- ting Solutions. O valor da compra não foi revelado. ABosch tambémmantémparceria com a Cariad, subsidiária do GrupoVolkswagen, para acelerar o lançamento de funções de direção semiautônomas e autônomas. AUTOMAÇÃO DE NÍVEL 3 A BMW vem trabalhando com várias parcerias e recentemente lançou na Ale- manha o sedã de luxo Série 7 com nível 3 de automação. Nesse estágio é possí- vel soltar as mãos do volante e o veículo se encarrega de fazer as curvas sozinho. O semiautônomo de nível 2 já é capaz de realizar correções de direção, mas o veículo alerta o motorista para assumir o comando se detectar que as mãos estão fora do volante por alguns segundos. Para chegar a este ponto e ir além a empresa mantém parcerias que incluem nomes como Intel, Qualcomm e Mobi- leye, e de concorrentes como Stellantis e Mercedes-Benz. A propósito a Merce - des apresentou quase ao mesmo tempo que a rival – e parceira – o Classe S e o elétrico EQS já preparados para o nível 3 de automação. A parceria da BMW com o Grupo Stellantis envolve engenharia, recursos técnicos e capilaridade geográfica na América do Norte. Com a rival Mercedes o objetivo é buscar sinergias que serão úteis para a próxima geração de autônomos. Nessas parcerias a ideia central é que para funcionar os carros autônomos pre- cisam conversar com outros veículos, de qualquer marca, e com a infraestrutura da cidade, como semáforos, ruas e placas de sinalização. Os sistemas de direção autônoma precisam, portanto, conversar uns com os outros. Para desenvolver es- ses processos desde 2018 a BMWdispõe de um campus em Unterschleissheim, Alemanha, específico para testes e de - senvolvimento de modelos autônomos e semiautônomos. Outra condição básica para a automa- ção é a comunicação ultrarrápida de da- dos, em rede de internet 5G, que possibilita a troca de informações de vários sistemas, móveis e fixos, sem latência. Da mesma forma como o 4G não supre as demandas de automação de nível 3 câmaras também precisam ter alta defi - nição. A BMW está empregando câma- ras de 8 megapixels e processadores da Intel. São sistemas que serão cada vez mais dotados de inteligência artificial, o que permite desenvolver atividades mais complexas. No sedã de luxo Série 7, por exemplo, o estacionamento automático evoluiu com relação às gerações anteriores e já dispensa o motorista das funções de ace- lerar, frear e alternar o câmbio para frente e para trás. Divulgação/Meercedes-Benz

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