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64 Junho 2022 | AutoData ESPECIAL AUTODATA 30 ANOS » AUTOPEÇAS O Brasil é um caso raro no cenário global automotivo: é um dos dez maiores fabricantes de veículos do mundo, não tem produção tão alta quanto os líderes do ranking mas exibe uma das mais amplas e diversifi - cadas cadeias automotivas. O País exibe grande concentração de fabricantes em um único mercado, vinte ao todo, que produzem carros e comerciais leves de dezesseis marcas, além de sete de ca- minhões e ônibus. Eles sustentam uma rede de fornecedores de autopeças e sistemas automotivos que passou por muitas disrupções ao longo dos últimos trinta anos, mas vem resistindo. Recém-empossado na presidência da associação dos fabricantes de veículos, a Anfavea, Márcio de Lima Leite entende Por Pedro Kutney A indústria de autopeças cresceu no País, o faturamento mais que triplicou em três décadas, mas setor foi atropelado pela globalização e ficou para trás em escala e tecnologias que o parque de fornecedores nacional é uma vantagemcompetitiva para o setor do País: “O grande diferencial da indústria au- tomotiva brasileira é ter essa ampla cadeia de fornecedores. Nós não queremos ser meros distribuidores de veículos, somos fabricantes, por isso precisamos cuidar dessa base industrial, que precisa acom- panhar a evolução tecnológica global do setor para garantir nossa competitividade internacional”. Atropelada pela globalização nos anos 1990 a indústria muito nacional de auto- peças tornou-se multinacional, sempre correndo atrás de escala e evoluções sem fim. Evoluiu, mas muitas vezes fica para trás em escala e tecnologia devido aos custos mais altos do Brasil com relação a outros países, o que vem provocando a Atrás da evolução

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