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85 AutoData | Março 2024 19,6 20,7% 22,9% 25,2% 29,3% 31,8% 16,1% 25,3% 33,9% 42,6% 38,8% 10% 9,3% 8,6% 7,6 10,6% 7,0% 9,1% 15,5% 19,8% 20,4% 33,3 39,0 44,6 58,0 66,5 30,3 29,4 58,2 95,4 82,4 a liderança de exportações. Em 2013, apesar de parecer irracional deixar de exportar a produção brasileira para países vizinhos, o próprio executivo chefe pôde comprovar que, mesmo geograficamente mais próximo desses mercados, os custos brasileiros de produção e logística eram superiores aos de trazer o Corolla pronto dos Estados Unidos, adicionando as despesas de frete. Apesar de ter sido a primeira operação industrial da Toyota fora do Japão a subsidiária brasileira sempre teve pouca ou nenhuma relevância internacional para a empresa, que só começou a produzir no Brasil o seu Corolla, o carro mais vendido do mundo, a partir de 1998 – e, mesmo assim, com vistas a abastecer somente os crescentes mercados do Mercosul. St Angelo não se deu por vencido. Ele definiu que uma das missões de sua equipe, quase uma obsessão a partir daquele momento, era tornar a Toyota do Brasil um polo exportador para os mercados de sua região. Desde então as exportações da subsidiária brasileira não pararam de crescer e em 2018, no seu último ano de Brasil, a empresa já tinha dado um salto importante: exportou 66,5 mil veículos, ou quase 32% de sua produção anual, e 10% das exportações brasileiras de veículos daquele ano. O salto das exportações da Toyota em uma década Exportação (em milhares de unidades) % da Produção* % da Exportação Total Brasil** 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 * Porcentual do total produzido pela Toyota no Brasil / ** Porcentual do total de veículos exportados do Brasil Fonte: Anfavea e Toyota / Elaboração AutoData 3,5% 15,1%

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